ANÁLISE E PREVENÇÃO DO TRAUMA/ GRAU DE COMPREENSÃO DO DIAGNÓSTICO E CONDUTA PELOS PACIENTES ATENDIDOS EM PRONTO SOCORRO
Nome do Coordenador: Adonis Nasr
Setor do Coordenador: Setor de Ciências da Saúde
Departamento do Coordenador: Cirurgia
Nome do Vice-Coordenador: Flávio Daniel Saavedra Tomasich
Alunos Bolsistas: Não há bolsistas
Alunos Voluntários: Ana Gabriela Clemente, Anna Carolina Borges Ribeiro, Gabrielle Fernandes de Paula Castanho, Giana Carolina Strack Neves,
Docentes Participantes: Adonis Nasr, Flávio Daniel Saavedra Tomasich
Técnicos Participantes:
Participantes Externos: Arthur Curtarelli, Bruno Bandolin Barbosa
Área Temática: Saúde
Palavras-chave: estágio em pronto socorro, formação médica, estágio extracurricular
Contextualização: Estágios acadêmicos têm o importante papel de auxiliar o estudante a optar por determinada especialidade. Um estudo realizado com estagiários de medicina intensiva demonstrou que o interesse por seguir na área após a graduação subiu de 32% para 65% após o término do estágio. Atuar em Pronto Socorro (PS) proporciona aprendizados práticos essenciais que despertam interesse em acadêmicos de medicina por possibilitarem o atendimento direto ao paciente. Neste contexto, as ligas acadêmicas exercem um papel fundamental, pois participam de forma efetiva na educação médica e estão intimamente ligadas à prática, auxiliando na promoção de conhecimento e atuação em áreas específicas através de estágios acadêmicos. Objetivo: Analisar a influência do estágio voluntário em medicina no PS sobre a escolha da especialidade médica e sua necessidade para a formação acadêmica. Método: O estudo deu-se pela análise do questionário respondido por ex-estagiários que concluíram 500 horas ou mais de estágio no PS do serviço. A seleção dos estagiários foi feita a partir de arquivos com informações a respeito dos acadêmicos, desde o ano de 2000 a março de 2012. Resultados: Foram levantados dados de 765 acadêmicos que realizaram 500 horas ou mais de atividades práticas no PS. O contato foi possível com 500 acadêmicos, devido ao cadastro desatualizado. Destes, 390 efetivamente responderam ao questionário. Em relação à especialidade, 38% dos participantes declararam inclinação para a carreira cirúrgica. O estágio influenciou a escolha da carreira em 82,3% dos casos; destes, 84% referem uma influência positiva. Em escala de um a dez, nota igual ou superior a oito foi dada por 61% dos participantes em relação à experiência com relacionamento com outros profissionais da área da saúde, por 71% em relação ao relacionamento com colegas e por 63% no quesito relacionamento com pacientes. O treinamento do PS foi considerado útil e necessário para a formação acadêmica por 80% dos participantes e proporcionou aumento da auto-confiança em 92%. Conclusão: A contribuição do estágio em PS é inegável para a formação médica de qualidade, bem como apresenta na maioria das vezes uma influência para a escolha da especialidade médica. Seus benefícios extrapolam o âmbito profissional, pois o estágio se mostrou peça fundamental no que tange a auto-confiança, relacionamento com profissionais médicos e não médicos e com pacientes.