Nome do Coordenador: Iara Picchioni Thielen
Setor do Coordenador: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento do Coordenador: Psicologia
Nome do Vice-Coordenador: Hamilton Costa Junior
Alunos Bolsistas: Adele Cagnato Conte, Daiane Slaga Paraizo, Flavio Miguel Slobodzian, Glaucyele Maurício, Jackeline Zanardine Corrêa, Jeniffer Soley Batista, Juliana Wicthoff, Lucas Thierry da Silva Gonçalves, Margoth Cruz, Marlos Andrade de Lima, Matheus da Costa Travassos Mendes, Morgana Marangone Ribeiro da Silva, Paula Rebeca Zuge, Pedro Constant de Camargo, Priscila Garcez Soares, Weslley Yago Leal
Alunos Voluntários: Roberta Yukie, Maria Eugênia Glustak, Keila Pais, Fernando Augusto Graton Santos, Bruna Maia Pinzon, Salete Karaczok, Sorane Santos Inácio, Tasso Eduardo Signori Barroso, Thiago Mendes da Silva, Jessica Carla de Souza Miolla
Docentes Participantes: Iara Picchioni Thielen
Técnicos Participantes:
Participantes Externos: Aristeu Mazuroski Junior, Jessica Carla de Souza Miolla
Área Temática: Saúde
Palavras-chave: trânsito, percepção de risco, dinâmica de grupo
O Projeto Transformando o Trânsito busca a articulação de mecanismos que possam sensibilizar os jovens em relação aos riscos envolvidos no trânsito. A Organização Mundial da Saúde considera os acidentes de trânsito um problema de Saúde Pública, que atinge os jovens, principalmente. As atividades do projeto propiciam a expressão de comportamentos durante o jogo Metaphor e organizam as reflexões dos participantes sobre os comportamentos manifestos, estabelecendo analogias com os comportamentos no trânsito – individualismo, culpabilização do outro, cooperação. O projeto integra e desenvolve conhecimentos de pesquisa e ensino sobre Psicologia do Trânsito e Percepção de Risco. Integra os participantes do Núcleo de Psicologia do Trânsito - do grupo de pesquisa e da equipe de extensão; também os participantes dos Encontros e das entidades parceiras. As atividades específicas são realizadas durante um Encontro, denominado "Dirija sua vida", com duração de 2 horas, que organiza a proposta de discussão do tema Trânsito em cinco etapas: 1) contextualização do Projeto; 2) jogo Metaphor; 3) discussão em pequenos grupos, a partir do que ocorreu durante o jogo; 4) síntese das principais conclusões dos subgrupos; 5) formulação de compromissos pessoais para a transformação do trânsito. O projeto tem impacto nos alunos de Psicologia que participam da equipe, pelo desenvolvimento de habilidades no trabalho com grupos; pela formação de grupos de estudo sobre dinâmica de grupo; pelo delineamento de pesquisas a partir das atividades e relatórios. O projeto tem impacto nos diversos cursos da UFPR que acolhem o Encontro "Dirija sua vida" com seus alunos pelo desenvolvimento da atividade voltada para a formação cidadã. O projeto também tem impacto nas entidades parceiras – instituições de ensino e Centros de Formação de Condutores – que demonstram sua importância na formação dos alunos, ressaltando a receptividade e a profundidade das reflexões realizadas pelos participantes. O maior impacto tem sido relatado pelos próprios jovens participantes do jogo e das discussões, revelando o poder da metáfora para despertar uma nova concepção de trânsito que destaca a dimensão coletiva. O Projeto fomenta a integração de ex-alunos como voluntários: na formação do grupo, no treinamento de habilidades para aplicação do jogo e para redação de textos, na participação de pesquisas e na redação de artigos. Até julho de 2012, participaram 544 jovens, em 23 turmas, sendo 13 de auto-escolas, 2 do Centro de Ensino Técnico, 4 de outras instituições de ensino e as demais na UFPR.