CONTROLE DE ZOONOSES E EDUCAÇÃO EM GUARDA RESPONSÁVEL EM CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA

Nome do Coordenador: Simone Tostes de Oliveira Stedile
Setor do Coordenador: Setor de Ciências Agrárias
Departamento do Coordenador: Medicina Veterinária
Nome do Vice-Coordenador: Alexander Welker Biondo
Alunos Bolsistas: Alessandra Jacobovski, Amanda Becker, Daniela Petranski, Helena Baggio, Letícia Warde Luis, Lucas Lubasinski Daniel, Patrícia Ramos de Vargas.
Alunos Voluntários: Ana Cláudia Ribeiro, Camila Cupka, Isabela Dall’Agnol Canto, Letícia Thaís Santos, Mariana Yumi Takahashi Kamoi, Maysa Pellizzaro, Pedro Irineu Teider Júnior, Sharif Zardo Hamdar, Suzana Maria da Rocha, Tamiris Lima de Lara.
Docentes Participantes: Ivan Deconto, Walfrido Kuhl Svoboda, Antonio Waldir Cunha da Silva, Ivan Roque de Barros Filho, Marcelo Beltrão Molento, Carla Forte Maiolino Molento, Renato Silva de Souza, Simone Domit Guerios.
Técnicos Participantes: Carlos Fernandes da Silva, Dorly Bento de Andrade, Rogerio Ribeiro Robes.
Participantes Externos: Cristiane da Conceição de Barros, Dariane Catapan, Gilda Maria Siqueira Tebet
Área Temática: Saúde
Palavras-chave: zoonoses, animais, hábitos

Hábitos e estilo de vida são fatores decorrentes de um conhecimento adquirido e aprofundado com a prática no dia a dia. Deste modo, o grupo da população que está mais susceptível a ser moldada são as crianças, pois estão em uma fase passível de receber informações e possuem um longo período para praticarem os conhecimentos adquiridos. Sendo assim, quando desejamos transformar o estilo de vida de uma população, devemos trabalhar com os indivíduos em idade infantil. O Projeto Controle de Zoonoses e Educação em Guarda Responsável em Curitiba e Região Metropolitana, em conjunto com prefeituras parceiras, realizam o Concurso Veterinário Mirim com a proposta de estimular as crianças a uma mudança de hábitos em relação aos cuidados com animais e com isso proporcionar uma relação harmoniosa entre os seres humanos e os animais. O objetivo do presente trabalho é apresentar o Concurso Veterinário Mirim e enfatizar sua importância como agente de transformação social. O Projeto, em parceria com a prefeitura de São José dos Pinhais, realiza a capacitação dos professores deste município acerca de temas como guarda responsável, zoonoses e bem estar animal, assim como a convivência entre as pessoas e os animais , para que sejam trabalhados ao longo do ano letivo. Já, a capacitação dos professores de Curitiba a cerca destes temas, é feita pela prefeitura com o auxílio do Projeto, e a dos professores de Pinhais é feita apenas pela prefeitura. Após a aplicação do conteúdo, os alunos são instruídos a fazer um trabalho com um tema específico relacionado aos animais, como uma poesia, um desenho ou uma redação. Os alunos que realizarem os melhores trabalhos são premiados com uma visita ao Hospital Veterinário da UFPR e recebem o título de "Veterinário Mirim". O município de Pinhais é o pioneiro com o concurso e desde 2006 já teve aproximadamente 10.000 crianças, 23 escolas municipais e 15 creches participando. O município de Curitiba promoveu pela primeira vez o concurso em 2011, e contou com a participação de 1840 crianças e 25 escolas municipais. O município de São José dos Pinhais, que também iniciou o concurso em 2011, teve a participação de 6561 alunos e 112 escolas municipais. O Concurso Veterinário Mirim, portanto, deve ser uma ação continuada e, conforme a demanda social deve ser ampliado a outras cidades, pois atinge grande número de alunos e assim está multiplicando o conhecimento através das crianças. Além disso, o concurso também é um exemplo da capacidade que a interação entre a sociedade e acadêmicos possui em promover transformações sociais na comunidade.

 

Protocolo: 1476
Registro PROEC: 727-12