Nome do Coordenador: Neusa Rosa Nery De Lima Moro
Setor do Coordenador: Setor de Ciências da Saúde
Departamento do Coordenador: Odontologia Restauradora
Nome do Vice-Coordenador: Joel Bley Sobrinho
Alunos Bolsistas: Aline Preisler, Caris Tiemi Mainardes Shiinoki, Jackson Viott Braga, Kesia Keiko Asami, Lidiane Milita Santi Botton, Luana Ghelen Albino, Mydia Caroline Quintino, Rafael Nogari dos Santos
Docentes Participantes: Daniel Cavanel Cavanese de Oliveira, Joel Bley Sobrinho, Neusa Rosa Nery de Lima Moro, Maria da Graça Kfouri Lopes.
Técnicos Participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Saúde
Palavras-chave: Promoção de Saúde, Saúde Coletiva, Saúde e Educação.
O Programa de Extensão em Odontologia teve início em abril de 2009, contando com dois Projetos de Extensão: Educação continuada em Odontologia Prevenção e Intervenção em Odontologia. O Projeto de Extensão Educação Continuada em Odontologia é realizado por meio de Curso de Atualização/Capacitação de profissionais egressos de Cursos de Odontologia com aulas teóricas e práticas, sendo estas últimas realizadas no Pronto Atendimento do Curso de Odontologia em suas diversas áreas do conhecimento. O Projeto de Extensão Prevenção e Intervenção em Odontologia têm suas atividades realizadas nas comunidades carentes dos Municípios do Litoral do Paraná, podendo-se assim observar a realidade local, em especial das Escolas atendidas no ano de 2011 e inicio de 2012: Escola Rural Municipal Luis Carlos dos Santos, localizada no bairro Rio da Onça, Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada no Riviera, ambas do Município de Matinhos/PR e Escola Rural Municipal Paulo Saporski, localizada no bairro São Joãozinho do Município de Guaratuba/PR onde foram realizadas palestras, teatrinhos, revelação de placa bacteriana, ensino de higienização bucal e distribuição de kits de higiene bucal para 464 crianças de 06 a 12 anos de idade, utilizando-se a Unidade Móvel (ônibus odontológico da UFPR), sendo que dessas crianças cerca de 40% já apresentaram cárie. Assim, alguns procedimentos de intervenção foram iniciados nas crianças com maior índice de doença cárie e periodontal. Os professores das Escolas também receberam orientações para serem multiplicadores de Promoção de Saúde Bucal. Ainda, diante das enchentes em março de 2011 que atingiram o litoral do Paraná foram realizadas ações de promoção de saúde bucal no Município de Morretes com 19 famílias desabrigadas. Os estudantes puderam entrar em contato com comunidades carentes e aplicar seus conhecimentos teóricos neste contexto real. As comunidades receberam com muito entusiasmo todas as ações educativas de Promoção de Saúde desenvolvidas pelos estudantes.