CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE MENTAL: CIDADANIA EM CONSTRUÇÃO
Nome do Coordenador: Norma da Luz Ferrarini
Setor do Coordenador: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento do Coordenador: Psicologia
Nome do Vice-Coordenador: Luciana Albanese Valore
Alunos Bolsistas: Ana Moreira Borges de Macedo, Ariane Stein, Jenifer Cortes Demeterco Geromini - BOLSISTAS PROEXT
Alunos Voluntários:
Docentes Participantes: Denise de Camargo
Técnicos Participantes: Francine Rocha
Participantes Externos:
Área Temática: Educação
Palavras-chave: Ensino Superior, Psicologia, Evasão
Ao ingressar na graduação, os estudantes deparam com um universo totalmente novo. Egressos do Ensino Médio ou de outras realidades externas à universidade, precisam habituar-se a uma nova rotina e a exigências ainda desconhecidas. Frente a tantas influências, o sujeito reconfigura dialeticamente seus processos de subjetivação. Considerando tais aspectos, o projeto visa identificar, a partir de uma perspectiva histórico-cultural, os fatores emocionais, cognitivos e motivacionais expressos pelos alunos de primeiro ano do curso de Psicologia da Universidade Federal do Paraná e estabelecer relações com os processos de subjetivação, procurando compreender a possível ligação destes com o fenômeno da evasão. Busca efetivar o tripé ensino/pesquisa/extensão ao ser realizado mediante a interação daqueles que também constroem o curso (estudantes) e ao beneficiar a própria comunidade acadêmica a partir da elucidação dos indicadores da evasão. Para a realização do projeto, os alunos do primeiro ano foram convidados a participar, compondo um grupo focal, a partir do qual se estabeleceu um espaço de discussão entre pares – ingressantes e alunas extensionistas do 7° período - em que todos podem falar a respeito do que vivenciam, expor opiniões e pensar sobre aspectos que individualmente poderiam não surgir e, consequentemente, ser desconsiderados. Em encontros quinzenais, além dos círculos de discussão, são propostas oficinas com duas vertentes de atividades: a confecção de cartas e outros textos sobre como vem se dando a trajetória de cada sujeito no curso em questão; a elaboração de imagens (fotografias e desenhos) que possam ilustrar os afetos e sentidos referentes ao curso de Psicologia da UFPR. Essas atividades são alternadas em cada um dos encontros, sendo somadas às rodas de conversa, bem como às dinâmicas de integração que são fundamentais para a formação e consolidação do grupo. A partir dos encontros realizados, foi possível observar que os ingressantes no curso de Psicologia demonstram grande apreensão diante da realidade universitária, especialmente no que concerne à maior carga horária, ao grande volume de leituras e às novas metodologias de ensino. Além disso, criam várias expectativas sobre o curso e a futura profissão, muitas das quais acabam sendo desfeitas diante da concretude da vida acadêmica. Os participantes declararam que a participação no grupo lhes tem permitido pensar a respeito de algumas experiências a partir de pontos de vista diferentes e refletir sobre questões pertinentes à vida acadêmica, relacionadas a outros setores de suas vidas.