Nome do Coordenador: Emerson Rolkouski
Setor do Coordenador: Setor de Ciências Exatas
Departamento do Coordenador: Desenho
Nome do Vice-Coordenador: Carlos Roberto Vianna
Alunos Bolsistas: Camille Bordin Botke, Carla Corrêa Eidam, Juliana Rodrigues de Araújo
Alunos Voluntários:
Docentes Participantes: Emerson Rolkouski
Técnicos Participantes:
Participantes Externos: Laynara Santos, Lucila Cortiano Zotto Albuquerque
Área Temática: Educação
Palavras-chave: Educação Matemática, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas
Este projeto tem como objetivo principal a criação de espaços de diálogo para a comunidade de professores de Matemática da rede pública. Tais espaços são utilizados para o debate acerca de práticas pedagógicas fundamentadas em pesquisas na área de Educação Matemática e visam à formação de professores de Matemática. O GEEM – Grupo de Estudos em Educação Matemática teve seu início em 2007, seus integrantes reúnem-se semanalmente, com o propósito de discutirem sobre atuais tendências na Educação Matemática e planejarem atividades posteriores junto a professores e/ou alunos da rede pública. Em seu histórico constam várias atuações junto à escolas da rede pública, tanto na oferta de oficinas para os alunos, quanto na oferta de diversos cursos de extensão para os professores ministrados nas escolas ou na Universidade. Tais práticas têm servido de campo de pesquisa para o recém criado Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Em 2011, destaca-se a oferta de um curso de extensão sobre Novas Tecnologias e Educação Matemática para 30 professores de Matemática, campo de estudo de uma pesquisa de mestrado em andamento com previsão de término para fevereiro de 2013. Neste ano uma outra pesquisa está encaminhada, a mestranda Lucila Cortiano Zotto Albuquerque tem realizado reuniões semanais, juntamente com a professora iniciante Laynara Santos e as bolsistas do projeto, Juliana Rodrigues de Araújo, Camille Bordin Botke e Carla Corrêa Eidam, com a finalidade de produzir seqüências didáticas diferenciadas pautadas nos pressupostos da área da Educação Matemática. Depois de produzidas, estas seqüências são levadas às salas de aula e sua aplicação acompanhada por todos os participantes do projeto. Todo o trabalho de confecção das seqüências didáticas, aplicação em sala de aula e discussão dos resultados são gravados em vídeo. Com a finalidade de compreender melhor a relação do aluno com o conhecimento matemático alguns episódios serão selecionados e analisados. O objetivo final do grupo é a escrita de um artigo em conjunto apresentando os resultados, procurando alcançar a desejável tríade ensino-pesquisa-extensão ao mesmo tempo em que alia teoria e prática, seja na formação inicial como continuada de professores.