Nome do Coordenador: Ana Maria Caliman Filadelfi
Setor do Coordenador: Setor de Ciências Biológicas
Departamento do Coordenador: Fisiologia
Nome do Vice-Coordenador: Ana Lucia Tararthuch
O projeto envolve o planejamento, treinamento, execução e avaliação de aulas sobre temas relacionados à Fisiologia e saúde humana: órgãos do corpo humano; puberdade, hormônios e reprodução; DST e métodos anticoncepcionais; depressão e transtornos alimentares; principais drogas e efeitos; as transformações do adolescente e sua relação com familiares e comunidade; saúde e bem-estar, ritmos biológicos e riscos da automedicação. As aulas são direcionadas à adolescentes provenientes de famílias de baixa renda, vinculados à Instituição "Alvorecer Ação Social e Educacional", parceira no projeto, em suas duas unidades em Curitiba: Bairro Alto e Cajuru. Do ponto de vista social, o projeto visa colaborar na formação desses jovens, os quais inserem-se na instituição com o objetivo de entrar no mercado de trabalho. Assim, participando das aulas, os jovens podem tornar-se melhores cidadãos, responsáveis pelo cuidado com seu corpo e seu papel na sociedade; também recebem o certificado de participação que incrementa o seu currículo. A linha pedagógica adotada apóia-se na abordagem construtivista, com aulas das modalidades exposição dialogada e práticas. As principais referências teóricas utilizadas são: CARVALHO et al., 2003; COSTANZO, 1999; PAPALIA & ODDS, 2000. As aulas têm sido bem recebidas pelos jovens, que fazem avaliações ao final de cada uma e participam de uma avaliação e discussão geral, com todos os participantes, no final do projeto. No entanto, qualquer participante do projeto é estimulado a fazer sugestões de mudança durante o mesmo. A preparação prévia do material didático inclui a atuação das bolsistas-extensão do projeto, que são avaliadas e recebem treinamento didático para cada aula. Além das aulas para os adolescentes, o projeto também visa: capacitar os docentes da instituição para que possam manter ao menos parte das atividades em anos subseqüentes e propiciar uma ampliação da vivência acadêmica das bolsistas envolvidas na ação, pois estas têm a possibilidade de conviver e comunicar conceitos sobre saúde para diferentes públicos em situações extra classe. Finalmente, como resultados do projeto de 2011: (1) realizou-se um tipo de acompanhamento pós-aulas e foram obtidos dados que, reunidos aos de notas, frequência e desempenho dos participantes do projeto já resultaram em um artigo em vias de ser enviado para publicação; (2) foram concluídas três cartilhas didáticas (DSTs; Distúrbios de humor e alimentares; Drogas e seus efeitos) que deverão também ser publicadas. Novos artigo e cartilhas deverão ser resultados do projeto em 2013.