CONDIÇÕES DE VIDA X PROMOÇÃO DA SAÚDE EM MICRO-ÁREAS DO BAIRRO CAJURU, CURITIBA

Nome do Coordenador: Eliane Carneiro Gomes
Setor do Coordenador: Setor de Ciências da Saúde
Departamento do Coordenador: Saúde Comunitária
Nome do Vice-Coordenador: Maria Madalena Gabriel

Alunos Bolsistas: Ana Maria Araujo, Alessandra Nascimento Ribas, Andréia Peixoto Costa, Luana Cristiane Naue.
Alunos Voluntários:
Docentes Participantes: Marilis D.Miguel, Marilu Lopes, Obdúlio G.Miguel, Marilene C.M.Buffon, Sila Ferreira e Walfrido Svoboda.
Técnicos Participantes:
Participantes Externos: Jurema Sandrino Cuzman (Agente Comunitária de Saúde), Nicolau Morozowski Filho (Autoridade Sanitária)
Área Temática: Saúde
Palavras-chave: extensão, saúde, ambiental

O projeto de extensão ocorre pela interação comunidade/ universidade, onde as atividades realizadas visam detectar e atuar na melhoria das condições de vida da população do Bairro Cajuru. Tais atividades tem grande importância nos cursos da área da saúde, proporcionando aos alunos a oportunidade de se inserirem na comunidade externa e, ainda durante a graduação, aplicar os conhecimentos teóricos na prática, acompanhados da experiência dos professores e autoridades de saúde e agentes comunitárias que participam do trabalho. O projeto tem como objetivo conhecer as condições de vida da população detectando os principais problemas, e assim atuar na promoção da saúde. A estratégia desenvolvida para coleta de dados primários sobre as condições de vida da população é por meio da aplicação de um formulário que aborda questões socioeconômicas, hábitos alimentares, abastecimento de água, destinação de esgoto, resíduos sólidos, fauna sinantrópica, saúde e lazer. Antecipadamente à coleta de dados, há a seleção da microárea da Unidade de Saúde do bairro. Após isso, é feito um cálculo estatístico para delineamento amostral.Posteriormente, os alunos vão a campo acompanhados pelas Agentes Comunitárias de Saúde e aplicam os formulários aos moradores. Após a coleta de dados, é feita a consolidação dos resultados. Munidos de um perfil traçado por meio dos dados coletados, organiza-se um evento devolutivo na comunidade para apresentação dos resultados com informações adicionais sobre as questões que carecem cuidados no modo de vida das famílias da microárea. Sendo possível a orientação dos participantes sobre principais problemas observados, além da troca de saberes, onde se discute as práticas populares comparadas às científicas focando nas carências relativas aos aspectos de saúde, saneamento e infraestrutura urbana. Durante o segundo semestre de 2011 e primeiro semestre de 2012 foram finalizadas as atividades junto à microárea 15, de abrangência da Unidade de Saúde Solitude. Foram realizadas 52 entrevistas domiciliares abrangendo as questões acima citadas. Os resultados obtidos mostram que os principais problemas de saúde da comunidade são também por falta de informação como alta prevalência de hipertensão, saúde bucal precária e erros alimentares. Este projeto promove a aproximação da Universidade à sociedade e ao serviço de saúde, estendendo o conhecimento produzido em prol do desenvolvimento local. Aproximando os alunos da realidade do mercado de trabalho, por meio da aplicação dos conhecimentos técnicos e exercício da cidadania.

 

Protocolo: 1308
Registro PROEC: 376/05