Nome do Coordenador: Tania Teresinha Bruns Zimer
Setor do Coordenador: Setor de Educação
Departamento do Coordenador: Teoria e Prática de Ensino
Nome do Vice-Coordenador: Neila Tonin Agranionih
Alunos Bolsistas: não há alunos bolsistas
Alunos Voluntários:
Docentes Participantes: Christiane Gioppo, Neila Tonin Agranionih, Tania Teresinha Bruns Zimer
Técnicos Participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Educação
Palavras-chave: laboratório de matemática, brinquedoteca, fotografia da natureza
Este Projeto se insere no âmbito da formação de professores por: possibilitar a articulação teoria-prática, incentivar a prática da pesquisa como princípio educativo e instrumentalizar os professores a implementar práticas pedagógicas diferenciadas no âmbito do ensino da matemática e das ciências biológicas. Busca promover o processo de produção e realização de situações didáticas que contemplem aprendizagens em contextos significativos, promover processos de formação permanente de professores que atuam na Educação Básica, mais especificamente, nas disciplinas de matemática e ciências biológicas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, voltados à produção de práticas pedagógicas inovadoras a partir do uso de tecnologias, materiais didáticos e mídias educativas comprometidas com o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático e do espírito científico. O trabalho previu o desenvolvimento de propostas de criação de Laboratórios de Matemática, Brinquedotecas e Exposições Fotográficas junto às escolas parceiras. Para tanto, foram realizadas as seguintes atividades: aprofundamento teórico a respeito das temáticas: laboratório de matemática, brinquedoteca e fotografias; pesquisa de campo a respeito da existência de laboratórios de matemática e brinquedotecas; observação da natureza para a captação de imagens para fins de exposição fotográfica; elaboração de materiais didáticos, como jogos didáticos, propostas pedagógicas de laboratórios e brinquedotecas e organização de exposição e livro de fotografias. A interdisciplinaridade esteve presente nas propostas como elemento que perpassa as atividades desenvolvidas e que dá significado e sentido aos conteúdos trabalhados. Da etapa já desenvolvida, o Projeto causou impacto ao propor contribuições à qualificação da prática pedagógica em matemática e ciências e foi recebido com entusiasmo, promovendo o comprometimento com a implementação de Laboratórios de Matemática e Brinquedotecas nas escolas através da construção de projetos e promovendo o uso da fotografia como recurso pedagógico. A interação possibilitou a troca de experiências entre os professores participantes e a atuação dos mesmos nos processos de formação não apenas como receptores de informações, mas como produtores de conhecimentos. Mérito da metodologia de trabalho dialógica, cooperativa e fundamentada na reflexão na e sobre a ação adotada no trabalho e promovida pelo trabalho em grupos e seminários realizados a partir dos estudos teóricos e das atividades práticas desenvolvidas.