AÇÕES EM COMUM NA UFPR: UNINDO TALENTOS

Nome do Coordenador: Neila Tonin Agranionih
Setor do Coordenador: Setor de Educação
Departamento do Coordenador: Teoria e Prática de Ensino
Nome do Vice-Coordenador: Tania Teresinha Bruns Zimer

Alunos Bolsistas: NÃO HÁ ALUNOS BOLSISTAS
Alunos Voluntários: Cláudia Andrade Prestes
Docentes Participantes: Christiane Gioppo Um, Denise Fukumi Tsunoda Dois, Maria do Carmo Duarte Freitas Três, Neila Tonin Agranionih Quatro, Rodrigo Arantes Reis Cinco,&am
Técnicos Participantes:
Participantes Externos: Cineiva Campoli Tono
Área Temática: Educação
Palavras-chave: formação científica, matemática, ciências, informática

A região de Palotina e Maripá pode ser considerada um dos berços da piscicultura tecnificada no país, entretanto, em função de problemas relativos ao comércio do produto a cadeia produtiva do peixe, em especial a da tilápia do Nilo ficaram estagnadas, atualmente houve um interesse na reestruturação da cadeia em função de uma maior demanda do produto. O presente projeto consiste na promoção do desenvolvimento e da sustentabilidade da cadeia da produção de peixes, através do contato com os piscicultores engajados nas associações da área dos Municípios de Maripá e Palotina, bem como de outros interessados pelo tema, como o caso de técnicos da área, com auxílio da secretaria de Agricultura de cada Município. São realizadas visitas rotineiras a produtores chave pela equipe do Projeto para o levantamento dos principais temas e problemas enfrentados por estes produtores, bem como seus anseios e dúvidas relativas a piscicultura. À medida que vão sendo levantados os temas e/ou problemas os professores e os alunos envolvidos nos projetos fazem reuniões para estabelecer as ações e o cronograma para o combate dos problemas definidos. Foi feito o acompanhamento de alguns produtores, de maneira que estes atuem como disseminadores das novas tecnologias utilizadas. Nos produtores chaves, serão avaliados os índices zootécnicos para avaliação dos sistemas de cultivo utilizados na região e consequente discussão sobre os pontos falhos dos referidos sistemas e quais as ações a serem tomadas para sanar o mesmo. Os resultados alcançados pelo projeto são bastante interessantes, pois se visualiza além de uma melhora gradual em índices zootécnicos de algumas propriedades, também uma melhor compreensão dos anseios dos produtores por parte dos alunos envolvidos, desta forma, fazendo com que haja um amadurecimento deste como futuro técnico e ator nesta cadeia produtiva.

 

Protocolo: 1270
Registro PROEC: 102/11