CONHECER PARA PREVENIR

Nome do Coordenador: Simone Benghi Pinto
Setor do Coordenador: Campus Palotina
Departamento do Coordenador: Campus Palotina
Nome do Vice-Coordenador: Marivone Valentim Zabott
Alunos Bolsistas: Anete Rorig (Bolsa Permanência), Daiane Vanessa de Oliveira Rossi (Bolsa Permanência), Rafaela Perini (Bolsa Permanência), Tairine Cabral da Luz (Bolsa Permanência)
Técnicos Participantes: Cleuza Aparecida da Rocha Montanucci
Participantes Externos:
Área Temática: Educação
Palavras-chave: Prevenção, pulgas, piolhos

Pesquisas demonstram que programas de promoção à saúde com base na intervenção em grupos, e com caráter multidisciplinar, representam um avanço efetivo no cuidado com a saúde humana e animal. O presente projeto visa qualificar agentes disseminadores através da socialização do conhecimento para a redução da infestação por pulgas e piolhos em humanos e em animais de estimação. A idade, o grau de escolaridade, o sexo e o nível sócio-econômico englobam variáveis que influenciam no conhecimento da prevenção e tratamento das referidas infestações. A educação sanitária, através de informação e da orientação, é atualmente uma forte arma para reduzir a incidência das infestações por pulgas e piolhos, neste sentido, os docentes e discentes do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná - Campus Palotina, que participam do projeto de extensão universitária "CONHECER PARA PREVENIR" visam buscar a integração da UFPR – Campus Palotina e a população do município de Palotina (PR), além de proporcionar um espaço de reflexão sobre assuntos relacionados aos cuidados com a higiene pessoal e dos animais. Com o escopo de melhorar as condições de saúde e aprendizado do público alvo, foram realizadas palestras sobre boas práticas de higiene relacionadas à prevenção da infestação por pulgas e piolhos. O trabalho foi desenvolvido no município de Palotina e foram ministradas palestras para 496 alunos e 25 professores do ensino fundamental de escolas municipais, estaduais e particulares. As palestras foram desenvolvidas em dois módulos, cada módulo teve duração de uma hora. As palestras foram adaptadas de acordo com do público participante. Durante as palestras trabalhou-se para que o público alvo desenvolvesse um pensamento crítico, avaliasse seus problemas e tivesse subsídios para buscar soluções, sejam elas de caráter individual ou de grupo. O projeto focaliza, especialmente, a questão da extensão universitária, já que esta é uma atividade essencial para a construção da identidade social e pessoal dos acadêmicos da UFPR. A equipe do projeto verificou a importância da aprendizagem ocorrer de forma construtiva, por meio de um caminho lúdico e prazeroso.

 

Protocolo: 1269
Registro PROEC: 47908