VISITAS GUIADAS NA SALA DIDÁTICO-EXPOSITIVA DO MAE - MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA UFPR

Nome do Coordenador: Laura Pérez Gil
Setor do Coordenador: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento do Coordenador: Antropologia
Nome do Vice-Coordenador: Marcia Cristina Rosato

Alunos Bolsistas: Ana Eduarda Rigonato Diehl, Bárbara Aparecida Rodrigues De Carvalho, Bernardo Paim Cunha Masson, Laura Rotunno
Alunos Voluntários:
Docentes Participantes: Laércio Loiola Brochier, Miguel Alfredo Carid Naveira
Técnicos Participantes: Douglas Fróis, Fábio Marcolino
Participantes Externos: Andréia Baia Prestes, Diele Fernanda Pedrozo.
Área Temática: Cultura
Palavras-chave: educação patrimonial, museus, monitoria, inclusão social

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE), como Museu Universitário, produzem e disseminam o conhecimento, através da pesquisa, do ensino e da extensão, nos campos da Arqueologia, Antropologia e Cultura Popular, garantindo a preservação do patrimônio sob sua guarda e constituindo-se como um espaço de interação entre as comunidades interna e externa à Universidade. Esta concepção orientou a criação de um espaço exclusivo e adequado para a consolidação das ações de caráter didático e educativo do museu: A Sala Didático Expositiva, localizado no prédio histórico da UFPR na praça Santos Andrade em Curitiba. Este projeto destina-se a formar e capacitar alunos bolsistas da graduação da UFPR, oriundos das Ciências Humanas, para acompanhamento qualificado do seu público, através da realização de visitas guiadas. O projeto oferece especial atenção ao público escolar, portadores de necessidades especiais, turistas e público de terceira idade. Aliada ao trabalho de monitoria, o qual requer um profundo conhecimento do acervo, das temáticas a dos conhecimentos associados, o projeto envolve também a capacitação dos bolsistas ao trabalho com o público diferenciado composto por portadores de necessidades especiais, enfatizando a necessidade da adaptação do espaço, das atividades propostas, e da própria linguagem dos responsáveis pela apresentação da exposição, produzindo verdadeiro espaço de comunicação e interação entre o Museu e o público. Às visitas guiadas, ainda, agregam-se diversas modalidades de oficinas educativas com ênfase no patrimônio imaterial, de maneira mais ampla, e em particular, adensa os significados etnográficos dos artefatos do acervo do MAE exibidos na sala, decodificando-os em linguagem compreensível ao público visitante, focalizado pelo projeto. Além disso, percebe-se que se trata de uma via de mão dupla, pois que os estudantes envolvidos tiveram um ganho considerável no que diz respeito à sua formação nas áreas de inclusão, acessibilidade, educação patrimonial, ações educativas no campo museológico, dentre outras muitas que este ambiente tem propiciado.

 

Protocolo: 1264
Registro PROEC: 725/12