ESCRAVIDÃO E FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO NAS FONTES JUDICIAIS DO PARANÁ (1822-1888): DESCRIÇÃO DE DOCUMENTOS E AMPLIAÇÃO DE IN
Nome do Coordenador: Joseli Maria Nunes Mendonça
Setor do Coordenador: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento do Coordenador: História
Nome do Vice-Coordenador: Pedro Plaza Pinto
- Alunos Bolsistas: Andressa Lopes de Oliveira (Curso de História); Larissa Urquiza Perez de Morais (Curso de História); Rafael Julião Evangelista(Curso de Direito)
- Alunos Voluntários:
- Docentes Participantes:
Técnicos Participantes:
- Participantes Externos: Márcia Doré (Assessoria Técnica do Arquivo Público do
Paraná).
Área Temática: Cultura
Palavras-chave: documentos históricos, escravidão, Paraná
Contextualização: O projeto "Escravidão e formação do Estado Brasileiro nas fontes judiciais do Paraná (1822-1888): descrição de documentos e ampliação de instrumentos de pesquisa" se encontra em fase inicial, tendo iniciado em maio de 2012. As atividades se realizam junto à documentação histórica do Fundo Poder Judiciário do Arquivo Público do Paraná (APP), identificando e descrevendo processos que de forma direta ou indireta tenham relação com a história da escravidão na província paranaense. Objetivos: identificar e descrever processos judiciais do Arquivo Público do Paraná que contemplem a história da escravidão na província do Paraná; aprimorar a base de consulta do Fundo do Poder Judiciário do Arquivo Público do Paraná; possibilitar aos estudantes da UFPR (principalmente dos cursos de História e Direito) ganhos acadêmicos, proporcionando-lhes experiência formativa na área de arquivologia, história do judiciário e história da escravidão, agregando, assim, vivências de ensino com as de extensão; estimular a realização de pesquisas acadêmicas que tenham como fontes os documentos contemplados no projeto, proporcionando, desta maneira, associação entre a pesquisa e a extensão; organizar e realizar eventos que divulguem o acervo trabalhado junto à comunidade acadêmica universitária e do ensino fundamental e médio. Metodologia: Os documentos relativos ao período elencado são lidos, tendo em vista selecionar os que se refiram à escravidão e aos trabalhadores escravos. Os processos selecionados são inseridos na base de consulta do Arquivo. Para realizar a leitura destes documentos, todos os manuscritos, os alunos participantes recebem da coordenação do projeto e dos profissionais da instituição parceira (Arquivo Público do Paraná) noções de paleografia. Para realizar a descrição, os estudantes são orientados nos procedimentos relativos à arquivologia pelos profissionais do Arquivo Público. Desta maneira, a metodologia possibilita uma profícua interação dialógica entre a universidade e a instituição parceira, comprometendo-se, todos, pela condução do projeto, por seus resultados e avaliação. Principais resultados: Um dos produtos gerados pelas ações descritas será a própria base de consulta do Arquivo Público, ampliada pelas ações do projeto. Além disso, serão realizados eventos de divulgação do Fundo Poder Judiciário e da base de consulta, para que se comuniquem as possibilidades deste acervo para a pesquisa e o ensino.