Nome do Coordenador: Valmiqui Costa Lima
Setor do Coordenador: Setor de Ciências Agrárias
Departamento do Coordenador: Solos e Engenharia Agrícola
Nome do Vice-Coordenador: Marcelo Ricardo de Lima
Alunos Bolsistas: Bruna Ohana da Silva, Bruno Cezar Bastos Ruano,Ely Tortato, Gloria Vidal Soriano, Leiken Lauria Weber, Leonardo Felipe Brandt, Thatiane Ca
Alunos Voluntários: Ary Felipe Ziemer
Docentes Participantes: Marcelo Ricardo de Lima, Vander de Freitas Melo, Valentim da Silva, Valmiqui Costa Lima
Técnicos Participantes: Marla Vargas Motta
Participantes Externos: Elma Neri Romano, Gustavo Ribas Curcio, Olinda Soares, Michele Ribeiro Ramos
Área Temática: Meio Ambiente
Palavras-chave: Solos, ambiente, educação ambiental
O projeto de extensão Solo na Escola, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, da Universidade Federal do Paraná, foi criado em 2002 com o objetivo de sensibilizar a importância do solo junto à sociedade como um todo. Juntamente com o ar e a água, o solo é fundamental para a manutenção da vida no ecossistema terrestre. (LIMA et al., 2002). Ao contrário da água e do ar, o solo pode ser considerado como um recurso natural não renovável, dependendo do grau de degradação a que foi submetido. A maioria desconhece que o solo exerce múltiplas e importantes funções na natureza, tais como armazenamento das águas de chuva, reservatório de nutrientes para as plantas, filtragem de contaminantes das águas, suporte da vegetação, habitat de macro e microorganismos e estocagem de carbono. O principal público alvo do projeto são professores e escolares do ensino fundamental e médio. Dentre as atividades desenvolvidas destacam-se realização de eventos e cursos de extensão, recepção de escolares para visitas orientadas na Exposição Didática de Solos, produção de material didático e vídeo. Os objetivos das visitas ao Departamento de Solos e Engenharia Agrícola são proporcionar a oportunidade de conhecer a universidade e de interagir com o solo, como também possibilitar a troca de experiências com os professores das escolas de ensino fundamental e médio. Os visitantes são divididos em grupos e conduzidos ao exame do solo e à exposição didática de solos. Os bolsistas são orientados no sentido de não dar aulas e conduzir na forma de questionamentos de maneira interativa. É notável o progresso dos bolsistas no aprofundamento da temática solo, assim como na comunicação com os visitantes. O projeto tem sua ação também direcionada à simplificação e popularização da ciência. As manifestações, por escrito, oralmente ou através avaliações dos participantes, demonstram que o projeto tem atingido seus objetivos, conseguindo fazer com que o tema solos seja considerado como parte do discurso sobre o meio ambiente. LIMA, V.C.; LIMA, M.R.; SIRTOLI, A.E.; SOUZA, L.C.P.; MELO, V.F. Projeto solo na escola: o solo como elemento integrador do ambiente no ensino fundamental e médio. Expressa Extensão, Pelotas, v.7, n. especial, 2002. CD-Rom. LIMA,V.C.; LIMA, M.R.; SIRTOLI,A.E.; MELO, V.F. solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio e para alunos do ensino médio. Edição Projeto Solo na Escola. Curitiba. 2007.