INTERVENÇÃO PSICOMOTORA EM CRIANÇAS E IDOSOS NO LITORAL DO PARANÁ

Título do Projeto:
Nome do Coordenador: Vera Lúcia Israel
Setor do Coordenador: Setor Litoral
Departamento do Coordenador: Não definido
Nome do Vice-Coordenador:

Alunos Bolsistas: Franciele Cristina Ferreira de Souza (PROBEM 2011/2012), Manoela de Paula Ferreira (PROEXT 2011/2012)
Alunos Voluntários: Bruna Leticia dos Santos, Cíntia Souza Rodrigues
Docentes Participantes: Vera Lúcia Israel
Técnicos Participantes:
Participantes Externos: Aline Curti, Cássio Lombardo, Vera Maria da Nova, Claudia Maria dos Santos
Área Temática: Saúde
Palavras-chave: psicomotricidade, Fisioterapia, equilibrio corporal

Contextualização: A Universidade deve valorizar a comunidade e favorecer a aplicação dos conhecimentos aprendidos. Essa dialogicidade entre Universidade e comunidade pode ser os projetos de extensão. Em nosso projeto "Intervenção Psicomotora em Crianças e Idosos no Litoral do Paraná", por meio do diálogo com as instituições parceiras, desenvolvemos estratégias psicomotoras que favoreçam a funcionalidade motora com ênfase no equilíbrio de crianças e idosos. Objetivo: Desenvolver intervenções psicomotoras em crianças típicas, atípicas e em idosos do litoral do Paraná promovendo funcionalidade, qualidade de vida e socialização dos participantes. Metodologia: As intervenções atendem a realidade local da APAE de Morretes; Asilo de Paranaguá e Centro de Educação Infantil de Matinhos. Nas intervenções são abordadas atividades criativas focando tarefas da vida diária, enfatizando equilíbrio e percepção corporal por meio de jogos, dança, movimentos e brincadeiras. Como instrumentos avaliativos, aplicados em cada clientela, Medida de Independência Funcional (MIF), Escala de Equilíbrio de Berg, Teste de Triagem Denver 2 e Desenho da Figura Humana. Principais Resultados: Na interação entre ensino, pesquisa e extensão são feitos estudos e avaliações sobre as escalas e atividades entre a equipe. Na APAE com análise qualitativa da evolução da criança no primeiro desenho da figura humana com o último, após intervenção. Percebeu-se que as crianças ampliaram sua área do desenho, com mais segmentos corporais, maior interação na atividade psicomotora. Já no Asilo, com análise quali-quantitativa, os idosos informaram que gostaram das atividades e queriam sua continuidade. Na escala de Berg todos evoluíram positivamente. Esta escala pontua de 0 a 56, sendo "0" maior risco para quedas. A evolução foi dos seis idosos: idoso 1, de 48 para 52; idoso 2 de 38 para 28; idoso 3; de 51 para 53; idoso 4 de 40 para 48; idoso 5 de 45 para 50; idoso 6 de 35 para 43. Finalmente, no Centro de Educação Infantil, local atual do projeto, após reunião com os pais, obteve-se a autorização via termo de compromisso, aplicou-se a MIF por meio de entrevista direta; a Berg e a Denver II por meio de brincadeiras com as crianças. Considerações Finais: O aprendizado e crescimento tem sido constantes com novas experiências práticas que aprimoram nossos domínios para a vida estudantil, profissional e como cidadão responsável em nossa sociedade.

 

Protocolo: 1192
Registro PROEC: 101/11E