PEDRA SOBRE PEDRA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM GEOCIÊNCIAS

Nome do Coordenador: Cristina Valle Pinto Coelho
Setor do Coordenador: Setor de Ciências da Terra
Departamento do Coordenador: Geologia
Nome do Vice-Coordenador: Barbara Trzaskos
Alunos Bolsistas: Ana Cecília Branco Sowinski, Giovana Marques da Cruz, Maíra Hilgemberg Alves.
Alunos Voluntários: Angela Lucia da Silva, Bruno Felipe Roepke, Daniel Patias Guimarães, Jan Savaris Soares, Jéssica Thaís Ferreira Oste, Marcela Mederos Fregatto, Veleda Astarte Paiva Müller
Docentes Participantes: Eleonora Maria Gouvêa Vasconcellos, Fernando Farias Vesely.
Técnicos Participantes:
Participantes Externos: Grupo de Escoteiros São Gaspar Bertoni e Instituições não governamentais (a definir).
Área Temática: Educação
Palavras-chave: Educação, Geociências, Geologia

O estudo das Geociências é a base fundamental para a exploração da Terra de forma consciente. A extração, transformação e conservação de recursos naturais, a apropriação do espaço natural e a interação da sociedade com o meio ambiente apresentam em comum a necessidade do conhecimento geológico. A abordagem destes temas no meio educacional por profissionais relacionados diretamente a Geologia promove um melhor entendimento e o desenvolvimento de novas habilidades, bem como o despertar para o conhecimento científico. Utilizando diferentes atividades que incentivam o aumento do senso crítico, capacidade de observação e o raciocínio abstrato e espacial, o projeto em tela tem por objetivo principal a divulgação científica das Ciências da Terra e o desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas como complemento motivacional para a aprendizagem, promovendo a socialização e, por consequência, mudanças significativas no cotidiano de jovens em formação, ampliando sua visão de futuro. Por meio de técnicas didáticas alternativas, como uso de maquetes e paper models, exposição de rochas e minerais, trilhas, jogos e atividades com dinâmica no meio natural, além de apresentações orais, questionários e palestras sobre temas diversos relacionados à Geologia, os participantes terão maior envolvimento com a natureza em atividades lúdico-pedagógicas que não são comumente aplicadas em instituições de ensino. As ações propostas no projeto serão executadas em conjunto com o público alvo, ou seja, os diversos temas a serem apresentados estarão em consonância com a demanda dos estudantes de ensino médio; as atividades a serem desenvolvidos com jovens em situação de vulnerabilidade social serão planejadas e executadas em conjunto com os responsáveis pela organização não governamental a ser definida. O que se espera, portanto, é que após o desenvolvimento destas atividades em escolas e organizações não governamentais estas promovam maior integração entre os envolvidos, com a socialização entre os alunos e que despertem, igualmente, o conhecimento dos jovens com relação às Geociências e a importância da mesma no cotidiano de toda comunidade. O projeto procura, em curto prazo, estimular crianças e adolescentes na busca de conhecimento, despertando a curiosidade e a percepção para as Geociências. Em longo prazo, enseja-se a formação de jovens cientes da importância e do respeito com o espaço natural, assim como o aprimoramento de formas de interações conscientes entre a sociedade e o meio em que vivemos.

 

 

Protocolo: 1172
Registro PROEC: 690/12