Nome do Coordenador: Marcelo Silva da Silva
Setor do Coordenador: Setor Litoral
Departamento do Coordenador: Não definido
Nome do Vice-Coordenador: Leoncio José de Almeida Reis
Acad. Wellington Francis de Oliveira; Acad. Umberto S. Giacomoni; Acad.
Valmir Arruda das Almas.
Alunos Bolsistas: 0 0 1 4 27 UFPR Litoral 1 1 30 14.0 Normal 0 fals
Alunos Voluntários: 0 0 1 3 18 UFPR Litoral 1 1 20 14.0 Normal 0 fals
Docentes Participantes:
Técnicos Participantes:
Participantes Externos: João Camargo Mello Filho
Área Temática: Educação
Palavras-chave: Esporte, Esportes Náuticos, Formação Profissional.
O curso de Gestão Desportiva e do Lazer (GDL) busca a formação profissional no campo do ensino dos esportes e da gestão do lazer, priorizando práticas esportivas e de lazer presentes e/ou propícias na realidade do Litoral. A proposta do curso visa formar um futuro profissional apto a atuar nas mais diversas práticas esportivas e de lazer, entre elas os esportes náuticos. Com esse objetivo iniciamos em 2011 o projeto de extensão Esportes Náuticos na Baía de Guaratuba, visando dialogar com as potencialidades locais, com as demandas da comunidade e com o trabalho desenvolvido pela ENAMAR - Escola de Náutica e Marinharia de Guaratuba, através do seu Projeto Guará Náutico. No seu primeiro ano o projeto buscou conhecer as atividades desenvolvidas pela ENAMAR, as possibilidades de vivências na Baía e estratégias para o ensino das atividades náuticas. Nesse segundo ano de atividades, nosso foco tem sido de qualificar as ações do projeto, repensar a oferta de determinadas atividades e tentar consolidar estratégias de ensino que colaborem com a formação das crianças e adolescentes participantes. Nessa etapa nosso olhar também esta voltado para a formação dos estudantes da graduação, tentando significar e re-significar as aprendizagens, possibilitadas pelas diversas vivencias realizadas dentro do espaço da prática, para a formação destes estudantes. No decorrer do primeiro ano do projeto podemos perceber as dificuldades de ofertar uma atividade em um ambiente não controlado como a Baía de Guaratuba, em várias oportunidades foi necessário a mudança da programação desenvolvida forçando com que os bolsistas e professores do projeto repensassem suas atividades e seu planejamento. Outro aspecto importante avaliado foi a dificuldade de manter uma participação mais sistemática das crianças e adolescentes do projeto, em especial nos meses de frio, essa situação tem nos provocado a pensar novos temas e estratégias de ensino para manter os participantes envolvidos durante todo o ano no projeto. Por fim, temos percebido a maior dificuldade de implementar o ensino da Vela dentre as atividades do projeto, ao mesmo tempo em que percebemos um maior interesse, facilidade e amplitude de possibilidades quando investimos nas atividades de Canoagem, assim, nesse segundo ano de atividades estamos avaliando a possibilidade de investir mais nas atividades de canoagem ao longo do ano, tanto do ponto de vista esportivo como na perspectiva do lazer. Além disso estamos ampliando as atividades aquáticas em geral e reforçando conhecimentos de marinharia nas nossas atividades.