UTILIZAÇÃO DE CÃES NO AUXÍLIO AO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS - DIA BOM PRA CACHORRO

Nome do Coordenador: Erica Cristina Bueno do Prado Guirro
Setor do Coordenador: Campus Palotina
Departamento do Coordenador: Campus Palotina
Nome do Vice-Coordenador:

Alunos Bolsistas: Eloísa Muehlbauer, Francine Correa Manoel
Alunos Voluntários: Elton Rodrigues dos Santos, Karin Regina Gabriel, Karina Weege, Kira Maria Agostini, Simone Cerqueira Lima
Docentes Participantes: Erica Cristina Bueno do Prado Guirro
Técnicos Participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Educação
Palavras-chave: cães, crianças, necessidades especiais

A relação homem-animal pode ser benéfica e zooterapia é a utilização de animais em diferentes formas de tratamento do ser humano. Em Palotina há uma unidade da APAE e, portanto, o objetivo deste projeto foi utilizar cães no auxílio ao desenvolvimento de crianças portadoras de necessidades especiais. Em reunião com a equipe pedagógica da APAE (junho/2011) definiu-se os alunos da Educação Infantil como público-alvo e que após cada visita os pais e os professores responderiam ao Questionário de Capacidades e Dificuldades (QCD), proposto por Goodman (1997), para verificar a evolução comportamental das crianças classificando-as em comportamento adequado (CA), limítrofe e inadequado. Para garantir a integridade das crianças e dos demais envolvidos, os acadêmicos bolsistas e voluntários selecionaram 19 cães após avaliação clínica e comportamental, sendo esta última baseada no "ATTS Temperament Test" e no "Teste de Temperamento de Filhote de Cão", descritos na literatura. Foram realizadas oito visitas mensais no período letivo de junho/2011 até junho/2012, com três animais a cada visita, totalizando 176 atendimentos a cerca de 22 crianças. Verificou-se evolução da motricidade manual quando as crianças aprenderam a fazer carinho nos cães para poderem interagir; ganho de equilíbrio para poder caminhar com os cães na guia; maior respeito com os colegas, na organização das atividades e interação para poder manipular os animais. Entretanto, houve muita dificuldade para que os pais e professores respondessem ao QCD após as visitas, mesmo assim observou-se que inicialmente 54,5% das crianças apresentaram CA e após um ano de atividades esse percentual subiu para 58,8%. Os responsáveis pela APAE e os acadêmicos envolvidos relataram satisfação com o projeto e para o ciclo 2012/2013 pretende-se direcionar as atividades das crianças com os cães conforme orientação da Terapeuta Ocupacional e modificar o método de avaliação da efetividade do projeto.

 

Protocolo: 1069
Registro PROEC: 648/11