COLETA E UTILIZAÇÃO ÓLEOS RESIDUAIS PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL METÍLICO, UMA INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE, ESCOLA, COMUNIDADE E MEIO
Nome do Coordenador: Joel Gustavo Teleken
Setor do Coordenador: Campus Palotina
Departamento do Coordenador: Campus Palotina
Nome do Vice-Coordenador: Helton Jose Alves
Alunos Bolsistas: Antônio Augusto Angheben, Camile Amanda Fernandez Ramiro, Carolina Sayuri Miyashiro.
Alunos Voluntários: Carlos de Jesus de Oliveira, Edilene Nascimento de Campos, Lilian Thays Roque de Paula.
Docentes Participantes: Eliane Hermes, Elisandro Pires Frigo, Ivonete Rossi Bautitz, Jonathan Dieter, Maria Cristina Milinsk.
Técnicos Participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Meio Ambiente
Palavras-chave: óleo residual, biodiesel, transesterificação
O projeto visa integrar a UFPR/Campus Palotina com as escolas do município, comércio e a comunidade palotinense. Os principais temas abordados são multidisciplinares e têm enfoque na preservação ambiental e conscientização do reaproveitamento de resíduos gordurosos. Vários temas interdisciplinares do projeto, como: importância e propriedades dos ácidos graxos, ésteres e glicerol; reações de transesterificação e saponificação; produção de biocombustíveis; energias renováveis, medidas para a redução da poluição de águas e da emissão de CO2; coleta e reciclagem de resíduos; são trabalhados com os alunos das escolas participantes e a comunidade em geral. Neste caso os acadêmicos e professores da UFPR interagem de modo que ao menos uma aula por mês, teórica ou experimental, seja ministrada abordando os assuntos do projeto. Os acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Biocombustíveis da UFPR/CP incluídos no projeto, em conjunto com os professores, são responsáveis por ministrar palestras relacionadas aos temas nas escolas e organizar a coleta periódica de óleos residuais fornecidos por estabelecimentos comerciais e os armazenados em pontos de coleta na UFPR/CP e nas escolas participantes do projeto. Após a coleta, os acadêmicos participantes do projeto realizam uma pré-tratamento em todo óleo coletado, posteriormente convertem o óleo residual em biodiesel e sabão, utilizando uma unidade de transformação de óleos em biodiesel disponível no Laboratório de Produção de Biocombustíveis (LAPROBIO) na UFPR/CP. A glicerina, subproduto do biodiesel, é isolada para posterior produção de sabão e utilização em outros projetos de pesquisa em desenvolvimento. Os alunos das escolas realização visitas ao LAPROBIO com o objetivo de acompanhar a produção do biodiesel e sabão, em visitas periódicas à universidade, sendo previamente agendadas. O biodiesel e o sabão produzidos são utilizados pela universidade e também servirão de apoio para a elaboração de experimentos expostos nas Feiras de Ciências das escolas, proporcionando aos demais alunos conhecerem os produtos originados com o óleo residual que os mesmos coletaram. Dessa forma, espera-se estreitar as relações entre Universidade/Escola/Comunidade, contribuindo efetivamente no processo de formação de cidadãos, conscientes com a importância de preservação do meio ambiente e atento às novas tecnologias.