Nome do Coordenador: Prof. Erica Cristina Bueno do Prado Guirro
Setor do Coordenador: Campus Palotina
Departamento do Coordenador: Campus Palotina
Nome do Vice-Coordenador:
Alunos Bolsistas: Cláudia Derussi de Souza, Tairine Cabral da Luz
Alunos Voluntários: Bárbara Bebber, Dayana Chiarentin, Fabiana Carla Puntel, Jéssica Naiara Voitena
Docentes Participantes: Prof. Erica Cristina Bueno do Prado Guirro
Técnicos Participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Educação
Palavras-chave: bem-estar, cães, gatos
Bem-estar animal é o estado do animal conforme sua adaptação ao meio e para gatantir bem-estar é fundamental conhecer as necessidades dos animais. Guarda ou posse responsável é a aquisição consciente de um animal de estimação, primando pelo atendimento de suas necessidades para garantir-lhe bem-estar. Portanto, o objetivo do projeto foi passar informações sobre os cuidados requeridos por cães e gatos por meio de palestras e jogos educativos e verificar a retenção das informações a curto e médio prazo. Entre junho/2011 e maio/2012 foram visitadas nove escolas do ensino fundamental (três particulares e seis públicas) de Palotina, totalizando 316 crianças de aproximadamente nove anos que foram divididas em três grupos. Na primeira visita foi aplicado um questionário (QI) sobre cuidados requeridos por cães e gatos domiciliados e na sequência foi realizada uma palestra sobre o mesmo tema. Em seguida, as crianças do grupo P (palestra) responderam a um novo questionário (QII), enquanto as crianças do grupo JE (jogo eletrônico) e JT (jogo de tabuleiro) puderam brincar com jogos educativos antes de responder ao QII. Após seis meses, as crianças responderam a um novo questionário (QIII) sobre as necessidades de animais de estimação. Após análise dos resultados, verificou-se que a curto prazo as metodologias produziram resultados semelhantes, porém a médio prazo (180 dias) a metodologia que associou palestra seguida de uso de jogo eletrônico para sedimentação das informações foi mais eficiente. Ainda como resultado, as bolsistas e voluntárias praticaram extensão ao serem responsáveis por agendar, montar e ministrar as palestras exerceram seu papel social na Medicina Veterinária e verificaram o resultado de suas ações junto às crianças. Essas atividades permitiram levar o conhecimento adquirido na UFPR até a sociedade extra-muro, o que caracteriza a extensão. Em 2012/2013, o projeto será levado às crianças de escolas rurais do município a fim de se disseminar as informações sobre bem-estar de cães e gatos e verificar a retenção dessas informações nesse público infantil. Ao término dessas ações, pretende-se elaborar um artigo sobre a experiência didático-extesnionista resultante deste projeto.