Nome do Coordenador: Ione Maria Aschidamini
Setor do Coordenador: Setor Litoral
Departamento do Coordenador: Não definido
Nome do Vice-Coordenador: Andréia Assmann
Alunos Bolsistas: Danieli Perini, Leonan Sanches Santos, Lorena Javorski, Raissa Gabriela Cabral Silva
Alunos Voluntários:
Docentes Participantes: Ione Maria Aschidamini
Técnicos Participantes: Andreia Assmann
Participantes Externos:
Área Temática: Educação
Palavras-chave: Promoção da saúde, educação em saúde, lúdico, aprendizagem
O projeto Promoção da Saúde vinculado ao programa PROEC 108/12 O Mundo Mágico da Leitura busca por meio de práticas que englobam o lúdico no processo de aprendizagem, incluindo a linguagem artística e apoio da literatura infantil nos espaços escolares e comunitários visando subsidiar a reflexão para a busca da qualidade de vida e de saúde. A escola como parte do processo educativo que permeia a vida das pessoas, contribui para a construção de valores e da interlocução de conhecimentos. A saúde como resultado de uma combinação de fatores econômicos, sociais, políticos, culturais, ambientais, além dos individuais, tem na estratégia promoção da saúde a busca de modificar positivamente as condições de vida por meio da transformação do processo individual e do fortalecimento comunitário. O projeto tem por objetivo compreender a saúde em uma perspectiva ampliada nos Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas Municipais e Estaduais da região do litoral do estado do Paraná. Visa também refletir sobre a relação ser humano e meio ambiente por meio de espaços educativos, além de desenvolver conhecimento visando escolhas mais saudáveis. E ainda, fortalecer a ação comunitária na busca da melhoria das condições de saúde. O trabalho metodológico está ancorado na Pedagogia Histórico-crítica e no modelo dialógico de Paulo Freire. O projeto possui interesse em construir um processo educativo interativo dialógico com a comunidade escolar e comunitária a partir das realidades vividas, no intuito de conhecer as necessidades, problemas e expectativas. A partir disso, analisar-se-á e se definirá as ações de modo cooperativo com os atores sociais e equipe do projeto (os estudantes voluntários e bolsistas, coordenação, professores, profissionais da saúde). O passo seguinte será a aplicação das ações de promoção da saúde com diversas metodologias lúdicas. Serão utilizados instrumentos de avaliação e o processo culminará com a transformação dos sujeitos envolvidos. Os resultados esperados visam discutir a temática saúde na perspectiva da promoção da saúde juntamente aos professores, crianças, adolescentes e comunidade entorno das escolas parceiras. Este projeto viabiliza a abertura de uma ação conjunta da universidade com a comunidade apontando para a responsabilidade social da Universidade. Nessa perspectiva, é de especial importância a inserção dos estudantes de diversos cursos da UFPR Litoral no sentido de proporcionar uma visão holística na construção de projetos saudáveis de vida.