Nome do Coordenador: Rosangela Valachinski Gandin
Setor do Coordenador: Setor Litoral
Departamento do Coordenador: Gabinete da Direção do Setor Litoral
Nome do Vice-Coordenador: Luciana Ferreira
Alunos Bolsistas: Bruna Caroline Focht, Gabriela Estevam
Alunos Voluntários: Ana Paula Springer de Almeida, Elisangela de Andrade, Fabille Mendes, Gleisse Vanessa Vicente Garcia, Nayara A. L. Soares, Sonia Carmona Sabeter, Talita Almeida de Souza, Thais Guedes de Carvalho, Valdete Mendes Botelho, Wagner Sebastião de Camargo.
Docentes Participantes: Luciana Ferreira
Técnicos Participantes: Caio Faria da Fonseca, Rosangela Valachinki Gandin
Participantes Externos: Catia Regina Martins, Célia Marques, Eliane G. R. Prates, Ivoneide Zaror de Souza, Rozana Teixeira, Patricia Antunes Pereira, Sandra Regina Schogor, estudantes da Escola Estadual Profª Abigail dos Santos Correa
Área Temática: Educação
Palavras-chave: Leitura, compreensão leitora, contação de história
O Clube da Leitura vinculado ao programa PROEC 108/12 O Mundo Mágico da Leitura tem por objetivo apoiar o desenvolvimento da leitura dos Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas municipais da região do litoral do estado do Paraná. O trabalho metodológico está ancorado na Pedagogia Histórico-crítica e no modelo interativo de leitura ou dialético, visto que esse modelo compreende que o leitor é um co-autor do texto, ou seja, o texto nunca está acabado, sendo (re)construído na relação com o leitor. A sequencia didática proposta por Isabel Solé (1998) que em síntese significa: antes da leitura trata de ativar os conhecimentos prévios e a elaboração de hipóteses a partir do título e de outras informações veiculadas no texto, durante a leitura a elaboração de inferência e por último a recapitulação que corresponde a construção global do sentido. Essas metodologias são adotadas nas atividades de contação de história, dramatização e leitura mediada após a realização da avaliação diagnóstica. Essa compreende ouvir os interesses de leitura das crianças e os objetivos do planejamento educacional das escolas e dos centros municipais de educação infantil atendidos pelo programa. Como resultados parciais observou-se procura e envolvimentos de estudantes acadêmicos na questão da leitura e do letramento; formação de plateia; possibilidades de trabalho com os responsáveis pelas crianças a partir de 2013 e comunicação direta entre a universidade e a comunidade. Estão previsto para o 2º semestre de 2012 a realização de: a) 32 rodas de leitura para refletir sobre os temas dos títulos, Animais da autora Ingrid B. Bellinghausen; Ruivão, o lobo bom do autor Eloi Zanetti, Descobrindo os Mistérios da Floresta Atlântica dos autores Carolina B. Araujo, Leocimara S. O. P Paes e Eliane B. Boldrini, A senhora roda dos alimentos de Raquel Martins e do texto A verdade e mentira das autoras Elisabete Lisboa e Nayara Soares para crianças do 4º e 5º fundamental; b) apresentação teatral, da lenda regional A lenda do pinheiro e da palmeira, pelos adolescentes da Escola Estadual Profª Abigail dos Santos Correia nas escolas atendidas pelo projeto; c) 08 títulos apresentados em forma de contação de história ou dramatização para crianças do pré II, 1º, 2º e 3º ano fundamental da Escola Municipal Luiz Carlos dos Santos, totalizando 16 sessões; d) 14 títulos, também, apresentados em forma de contação de história ou dramatização para crianças do CMEI Quatro de Março e Bolinha de Neve, totalizando 40 sessões.