Nome do Coordenador: Eneida Desiree Salgado
Setor do Coordenador: Setor de Ciências Jurídicas
Departamento do Coordenador: Direito Público
Nome do Vice-Coordenador: Emerson Gabardo
Alunos Bolsistas: Não há
Alunos Voluntários: 0 0 1 65 373 Alexandre Godoy Dotta 3 1 437 14.0 Normal 0</
Docentes Participantes: Daniel Wunder Hachem
Técnicos Participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Direitos Humanos e Justiça
Palavras-chave: Direito, educação política, cidadania
Uma universidade pública deve contribuir para a sociedade não apenas pela formação de seus alunos como profissionaiscompetentes e cidadãos republicanamente responsáveis. A Universidade deve voltar sua face para a sociedade, colaborando na formação de uma arena pública robusta de discussão política. Os adolescentes curitibanos se mostram afastados do debate político e revelam um desconhecimento dos direitos fundamentais, do texto constitucional e do papel dos órgãos de soberania. Essa falta de formação e informação leva, simultaneamente, à formação deficiente de uma concepção de cidadania, à ausência de incorporação do princípio republicano e um descaso em relação à democracia. A partir dessa percepção, o projeto apresenta alguns conceitos relacionados aos direitos fundamentais e à organização do Estado, a fim de promover uma integração destes jovens cidadãos na discussão política para além do senso comum. Algumas noções de direito constitucional e de direito eleitoral, com ênfase nos direitos fundamentais e de organização do Estado, com apresentação sucinta da divisão de competências dos poderes estatais nas diversas esferas federativas provocam nos jovens reflexões que extrapolam a expectativa do grupo – não há uma intervenção como a outra, o que impõe uma auto-avaliação constante dos participantes. A interação com os alunos, sua realidade e sua percepção, demanda a todo momento uma readequação dos conteúdo, com um aprofundamento transdisciplinar, e novos temas de pesquisa, em abordagens inéditas. Dessa maneira uma das deficiências da sociedade brasileira, a baixa consciência política, pode ser combatida pela atuação da Universidade através de seus alunos, colaborando de maneira efetiva também para a formação cívica da comunidade acadêmica. Uma atuação de mão dupla, que promove aqui e lá o ideal republicano.