LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO E PRODUÇÃO ARTÍSTICA

Nome do Coordenador: Jussara Rezende Araújo
Setor do Coordenador: Setor Litoral
Câmara do Coordenador: Linguagem e Comunicação
Nome do Vice-Coordenador: Elsi do Rocio de Oliveira Alano
Alunos Bolsistas: Edson Ferreira da Silva; Mani Oga Bahiana; Francisco Amaro; Andressa Rezende Mauricio. Henrick Oliveira
Alunos Voluntários: Marina Pereira Leitão; Mateus Araujo Bertone.
Docentes Participantes:
Técnicos Participantes:
Participantes Externos:
Palavras-chave: Estratégias – Comunicação – Educação Pública Básica

O Projeto desenvolve atividades em escolas rurais públicas no município de Morretes em parceria com a Secretaria de Educação e Desportes Municipal. Conta com bolsistas e voluntários do curso de Agroecologia que em duplas realizam projetos de atuação nas escolas. Os bolsistas tem como principal objetivo influenciar práticas agroecológicas nas escolas em um dia da semana. Atualmente o Projeto tem entrada em três escolas de três bairros rurais: Barro Branco, América de Baixo e América de Cima atuando com um total de 50 alunos com idade entre 7 a 11 anos. Os bolsistas realizam pequenos projetos como hortas na escola, composteiras e plantio de sementes de frutíferas locais. Conta também com atividades de interações culturais promovidas por alunos dos cursos de Licenciatura em Artes que promovem aulas de música, expressão corporal; artesanato. E de alunos do curso de Linguagem e Comunicação que promovem atividades de leitura de jornais e revistas de interesse científico e/ou de cultura. Paralelamente são programadas reuniões com pais e/ou responsáveis que tem como objetivo aproximá-los da escola valorizando seus saberes e formas que encontram para o enfrentamento com as dificuldades do cotidiano do campo através de pequenas palestras e reuniões. E uma vez por mês são programadas atividades fora da escola como visitas a Centros de Pesquisa, Museus, UFPR Litoral e Instituições. Para os extensionistas o Projeto permite atividades multifacetadas como: reflexão teórica sobre problemas reais encontrados no cotidiano da Escola; intervenção com propostas de aulas com temas transversais; ampliação de seus atributos emocionais tendo em vista contatos com aspectos psicológicos dos atores envolvidos e potencializar atributos políticos-ideológicos

 

Protocolo: 0014
Registro PROEC:546/09