Coordenador: Milton Carlos Mariotti
Unidade de lotação: Departamento De Terapia Ocupacional
E-mail: do coordenador e/ou do Programa/Projeto: mariotti@ufpr.br
Vice-coordenador: Monica De Macedo Cardoso
Alunos bolsistas: Camila S.Motizuki, Lenedi De Paula Pereira, Juliana Cassol Bastos, Suellen Cristiny Costa, Ana Paula Scheffer, Aline C.S.Cawamura, Tais Sene
Alunos voluntários: Emanoelle Aline Oliveira De Souza
Docentes participantes: Mariluci Alves Maftun
Colaboradores no Programa/Projeto:
Técnicos administrativos participantes:
Participantes Externos:
Área Temática da Extensão: Saúde
Palavras-chave: Saúde Mental, Terapia Ocupacional, Reabilitação Psicossocial
Contextualização: Programa destinado a pessoas com transtornos mentais, familiares, cuidadores e estudantes. Espaço de socialização e integração discute temas como direitos humanos e civis, cuidados gerais com a saúde, importância das ocupações na saúde e bem estar, e outros sugeridos pelos participantes. Gradativamente uma rede social e de cuidados vem sendo formada, ampliando a inserção e participação dos indivíduos. Os estudantes recebem formação para contribuir como facilitadores do processo de inserção destas pessoas. A Universidade, como lócus de transformação social, tem importante papel neste caso. Um espaço de educação para a saúde mental e bem estar social. Objetivos: Educação em saúde, participação social, bem estar, engajamento ocupacional, construção de redes sociais e de cuidados visando à inclusão social e ocupacional com especial participação dos bolsistas. As ações são desenvolvidas integrando extensão, pesquisa e ensino, considerando-se ainda aspectos da interdisciplinaridade. Metodologia: 1- Divulgação nos CAPS, Ambulatórios e Associações, semestralmente, pelos bolsistas; 2- Aulas expositivas, semanalmente, em formato de Roda de Conversa, com temas definidos conjuntamente, correlacionados à história de vida dos participantes e hábitos de saúde, coordenado por um extensionista/docente. Construção da autonomia dos sujeitos pela problematização, socialização de saberes e reflexão voltada para a ação, envolvendo troca de experiências, discussões e divulgação de conhecimentos. 3- Em seguida, são formados grupos de interesses, escolhidos pelos participantes, sendo desenvolvidas atividades artísticas, artesanais, de lazer e outras com acompanhamento da participação em oficinas de atividades e ocupações ofertadas pela Universidade e comunidade. 4- Reuniões de supervisão e estudos com os estudantes, onde são discutidos e debatidos o processo de ensino-aprendizagem. Principais Resultados: As Reuniões de apresentação dos participantes com rodas de conversa iniciaram-se no mês de maio/2011 e os grupos de interesse iniciaram-se em junho do mesmo ano. Com um ano de funcionamento, observou-se que esse projeto tem proporcionado autonomia aos participantes na escolha das atividades de seu interesse e auxiliado na aquisição de independência na participação social. Pelo relato dos mesmos, nota-se a importância desse projeto como incentivo a atividade e participação social. Destaca-se a relevância, a necessidade e a efetividade de ações que auxiliem na inserção social efetiva destas pessoas.