FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE LE

Coordenador: Regina Celia Halu
Unidade de lotação: Delem
E-mail: reginah@ufpr.br
Vice-coordenador: Juliana Zeggio Martinez
E-mail: jumartinez@ufpr.br
Alunos bolsistas: Cleison de Oliveira Padilha
Docentes participantes: Clarissa Menezes Jordão, Francisco Carlos Fogaça, Mariza Riva de Almeida,
Técnicos administrativos participantes: Ana Cristina Carcereri Simas
Participantes Externos: Denise Hibarino (Tuiuti – Letras)
Área Temática: Educação
Palavras-chave: formação continuada, línguas estrangeiras, letramento crítico

O programa oferece aos professores de língua inglesa em formação inicial (licenciandos) e continuada (professores formados e atuando na rede pública) oportunidades para participar de atividades de formação de modo colaborativo, envolvendo desde o desenvolvimento da proficiência linguística até pesquisas voltada para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Dentro do programa estão inseridos projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados tanto para os licenciandos do Curso de Letras da UFPR e das instituições parceiras, quanto para os professores da rede pública municipal e estadual. Em julho de 2011 fechamos um ciclo de atividades formativas junto aos professores da rede pública do ensino básico com a publicação do livro Formação Desformatada: práticas com professores de língua inglesa, lançado pela Pontes Editora. Nele é possível conhecer a abordagem pedagógica que vimos construindo a partir de 2004 e obter um retrato multifacetado das experiências e reflexões realizadas pelas tutoras e pelos professores participantes dos cursos do NAP. Inserido na área de pesquisas em Linguística Aplicada, o livro vem colaborar para o desenvolvimento das abordagens pedagógicas relacionadas ao Letramento Crítico. No último ano de atividades, reforçamos a ligação com o programa PIBID/UFPR, cuja coordenação para a disciplina de língua inglesa é feita pela Profa. Dra. Clarissa Jordão. O percurso de prática investigativa de seu grupo de licenciandos, também orientado pelos pressupostos do Letramento Crítico, foi trazido para debate dentro de um evento de extensão promovido pelo NAP junto a alunos e professores do curso de Letras neste 1º semestre de 2012. Outro evento contou com a colaboração da Profa. Ma. Denise Hibarino (UTP) para a formação de uma mesa-redonda durante a Semana de Letras 2012 da UFPR, na qual procuramos oferecer um panorama atualizado das pesquisas em Linguística Aplicada no Brasil. Além disso, continuamos a preparação de publicação (capítulo de livro) sobre as concepções de educação, conhecimento e ensino de língua inglesa de professores do ensino público na região metropolitana de Curitiba. É a última etapa de um projeto iniciado no 1º semestre de 2011 que contou com a participação voluntária de um grupo de professoras do estado do Paraná em uma série de reuniões de discussão. Para a redação do texto contamos com o apoio do grupo de pesquisa Identidade e Leitura (registrado junto ao CNPq), com o qual compartilhamos sua leitura. Assim, o programa continua trabalhando de forma a vincular ações de ensino, pesquisa e extensão para promover a melhoria da formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras no nosso estado.

 

Protocolo: 0005
Registro PROEC 092/10