MINHA ESCOLA LÊ

Elisiani Vitória Tiepolo
Unidade de lotação: Litoral
E-mail: elisianivt@gmail.com
Vice-coordenador: Fabio de Carvalho Messa
Alunos bolsistas: Leane Cristina da Silva Lamb, Rosiane Freitas, Schayane Lunkmoss
Alunos voluntários: Emanuelle Kassab
Técnicos administrativos participantes: Clarice Siqueira Gusso
Participantes Externos: Luiz Carlos Goulart
Área Temática da Extensão: Educação
Palavras-chave: leitura – leitor – escola

Coordenador: Os índices de alfabetização e letramento nacionais mostram que a escola ainda contribui de maneira tímida para a formação de leitores, e Pontal do Paraná está nas mesmas condições que apontam os dados nacionais. Segundo dados do INAF/2007 (Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional) a situação do alfabetismo entre pessoas entre 15 e 64 anos de idade, que estejam ou não estudando, residentes em todas as regiões do país em zonas urbanas e rurais, é a seguinte: analfabetismo (pessoas que não conseguem ler palavras e frases): 7% da população pesquisada; alfabetismo nível rudimentar (capazes de localizar uma informação explícita em textos curtos e familiares): 25% da população pesquisada; alfabetismo nível básico (funcionalmente alfabetizadas, já leem e compreendem textos de média extensão, localizam informações mesmo que seja necessário realizar pequenas inferências): 40% da população pesquisada. Alfabetismo nível pleno: 29% das pessoas (compreendem e interpretam elementos usuais da sociedade letrada, lendo textos mais longos, relacionando suas partes, comparando e interpretando informações, distinguindo fato de opinião, realizando inferências e sínteses. A pesquisa mostra, também, que nem todos que se encontram no nível pleno de alfabetismo podem ser considerados leitores de textos literários, assim como que a escola e o professor têm papel decisivo na formação do leitor. Nesse sentido, o projeto Minha escola Lê foi concebido em conjunto por professores da rede municipal de Pontal do Paraná e equipe pedagógica da Secretaria de Educação e se desenvolverá em escolas municipais do 1º ao 6º anos do Ensino Fundamental, em ações de leiturização dentro e fora das escolas. Tem como objetivo a formação de leitores, partindo do pressuposto de que para isso é necessário envolver toda a comunidade escolar, oportunizando experiências leitores que incluam as famílias, como forma de criar condições para a formação de leitores que vejam a leitura como necessidade, desejo, ação consciente e reflexiva. Para que esse objetivo seja atingido, o projeto se desenvolve a partir de diferentes ações, que se dão de forma contínua e integrada dentro e fora da escola, de maneira que a leitura seja vivenciada como uma prática social e cultural. O projeto propicia a formação dos alunos bolsistas como mediadores da leitura, uma vez que estimula a participação efetiva em rodas de leitura e em espaços de formação voltados para os profissionais da educação. Além disso, promove a integração dos bolsistas com a rotina da escola.

 

Protocolo: 0004
Registro PROEC: 696/12