CONECTADOS AO MUNDO PELA GEOGRAFIA ATRAVÉS DO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ENSINO ESCOLAR

Autores: Marcos Aurelio Tarlombani da Silveira

Professores: Marcos Aurelio Tarlombani da Silveira

Programa: PIBID

Curso: Geografia

O objetivo deste projeto é instrumentalizar os estudantes do Curso de Geografia da UFPR para o pleno exercício da licenciatura, proporcionando experiências didático-pedagógicas e sua inserção na prática escolar, através de uma maior integração com o ensino básico e do uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino da Geografia. Este projeto está sendo desenvolvido em duas escolas localizadas no município de Curitiba, e que são integrantes da Rede Pública Estadual. A metodologia do projeto tem como foco trabalhar com turmas das séries finais do ensino básico, sendo desenvolvida nas seguintes etapas: Observação e Diagnóstico nas escolas participantes no projeto; Realização de encontros da equipe do projeto e execução de atividades de acompanhamento das práticas desenvolvidas nas escolas; Produção de material didático e planejamento das atividades a serem desenvolvidas nas escolas; Realização de oficinas didático-pedagógicas nas escolas; Aplicação de atividades didático-metodológicas pelos bolsistas; Promoção de ações integradas com o Projeto PIBID da UFPR; Produção de um Vídeo-aula sobre a elaboração e aplicação do material didático; Elaboração de relatórios de avaliação. Dentre os resultados espera-se os bolsistas adquiram experiências didáticas e aperfeiçoem a sua prática didática, bem como adquiram uma postura ético-profissional no que concerne ao ensino. Também se espera proporcionar formação continuada aos professores da rede pública de ensino, de modo que esta venha ampliar seus conhecimentos e inovar na forma de ensinar a Geografia Escolar. Por fim, se espera a socialização das experiências e dos resultados obtidos junto aos alunos das escolas públicas, e que estes se interessem mais pelos conteúdos da Geografia. Estudos e pesquisas apontam que as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são ferramentas poderosas com um enorme potencial de impacto social, na medida em que podem contribuir para o desenvolvimento humano e melhoria da vida das pessoas a que servem. Através das TIC, as pessoas podem se comunicar melhor, ter acesso a mais informações, desenvolver habilidades de colaboração e pesquisa, tornar-se conscientes das suas opções e oportunidades, e ganhar confiança para desenvolver seu próprio potencial. Neste contexto, o domínio das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) constitui um dos imperativos na capacitação de professores e na formação de alunos.