PIBID GEOGRAFIA-UFPR: ALIANDO TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO

Autores: Edilson Domingues, Eduardo Emilio Ricieri, Elaine Frick, Gisele Neuman, Marcos Roberto dos Santos, Vanessa da Silva Barros

Professores: Elaine de Cacia de Lima Frick

Programa: PIBID

Curso: Geografia

O subprojeto PIBID Geografia tem como objetivo levar inovações com relação ao ensino da Geografia para a sala de aula, investigando maneiras de adaptar instrumentos tão presentes no nosso cotidiano e que não condizem com a realidade presente nas escolas. Para compreender os assuntos ligados ao ensino de assuntos geográficos se faz necessário levar ao aluno a teoria totalmente indispensável aliada à prática, para que aprender não seja apenas o ato de decorar, mas sim de entender os processos, ser capaz de refletir e realizar indagações. Desta maneira uma das atividades realizadas pelo projeto no Colégio Estadual Natalia Reginato, nas turmas de segundo e terceiro ano do Ensino Médio, referem-se ao recorte espacial da Serra do Mar Paranaense, sendo escolhida como cenário de estudos de conceitos básicos ligados a cartografia, relevo, vegetação, clima, hidrografia e urbanização. Essa atividade foi desenvolvida através de instrumentos como aulas expositivas realizadas a partir de imagens e vídeos referentes aos assuntos propostos, maquetes construídas a partir de representações topográficas para a compreensão do meio físico, questões ligadas aos assuntos propostos e que estão presentes nos mais variados concursos/vestibulares e realização de trabalho de campo ao qual objetivou a aplicação e observação das teorias apresentadas em sala de aula, sendo concluída com a elaboração pelos alunos de uma atividade escrita onde puderam expor os conhecimentos adquiridos pelas atividades realizadas pelo projeto no colégio e quais os pontos a serem melhorados tanto das atividades propostas como indicar quais os aspectos onde o professor poderia trabalhar para diversificar suas atividades em sala de aula. Deste modo, o resultado almejado foi o de levar aos alunos uma Geografia prática em que estes fazem parte diariamente mesmo não tendo consciência, aplicando o conhecimento teórico da forma mais simples o possível e mostrar o quão importante é a compreensão e problematização dos assuntos ligados ao espaço, e mais especificamente de uma localidade tão próxima da realidade dos alunos. Referencial Teórico: Vesentini, J.W. O ensino de geografia no século XXI (Org.). 2.ed. São Paulo: Papirus, 2004.