As atividades de leitura realizadas em sala de aula muitas vezes não têm atingido o seu real objetivo: formação de leitores letrados, capazes de atuar em sociedade. Tendo em vista essa problemática o projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) Português atua justamente com o fim de minimizar os efeitos negativos que a má formação de leitores pode ocasionar. Para isso um dos principais objetivos do projeto é o trabalho com a diversidade de gêneros textuais em sala de aula que, nesse ano de 2012, aborda além da leitura também a escrita de textos. Atuando em escola pública (colégio estadual Dr. Xavier da Silva, turma de 9º ano), os bolsistas desenvolvem atividades semanais com os alunos nas aulas da disciplina de Português. Essas atividades são desenvolvidas com o intuito de apresentar aos alunos gêneros textuais diferenciados dos que normalmente são vistos e também os gêneros mais comuns, trabalhados de forma diferenciada. A base teórica que sustenta o trabalho com a diversidade dos gêneros é Schneuwly& Dolz (2004). De acordo com os autores, os gêneros “constituem o instrumento de mediação de toda estratégia de ensino e o material de trabalho, necessário e inesgotável, para o ensino de textualidade.” (p.44). A diversidade de gêneros, assim, atua como um “ampliador” da capacidade comunicativa dos alunos já que proporciona o conhecimento das várias esferas de comunicação. O contato com diferentes tipos de texto amplia o desenvolvimento das habilidades de leitura e consequentemente contribui para o letramento dos alunos (Soares, 2006). Outra base teórica importante para as reflexões acerca da leitura é Kleiman (2008) que aponta diversos fatores relevantes para o entendimento da leitura. A autora reforça que essa atividade é mais bem realizada quando objetivos claros são eleitos. Consequentemente o projeto parte de um objetivo claro para o desenvolvimento das atividades, que passam não só a abordar a leitura, mas sim a escrita como consequência de um processo reflexivo. Os resultados do projeto são claramente perceptíveis. As aulas dinâmicas que abordam vários aspectos em relação à linguagem fazem com que os alunos desenvolvam a capacidade de análise, além de desenvolver a habilidade de leitura e compreensão. Dessa forma, os efeitos são refletidos também nas aulas de outras disciplinas, nas quais os alunos se apresentam mais reflexivos. O aumento do gosto pela leitura também é outro resultado positivo, que por fim, acaba contribuindo não só com a formação social dos alunos, mas também com a formação acadêmica dos bolsistas.