A ênfase dada a este trabalho refere-se ao progresso feito pelos bolsistas, através do subprojeto Geografia/2011 PIBID-UFPR, na ministração de aulas e na elaboração de atividades para eventos escolares. O objetivo foi proporcionar atividades voltadas para o ensino de geografia usando como recurso as geotecnologias, através do Sensoriamento Remoto com o uso de imagens de satélite e do Geoprocessamento. Metodologia: A metodologia utilizada nestas ações tem trazido novas perspectivas no entendimento do espaço geográfico, trazendo resultados mais significativos, fazendo com que a assimilação de assuntos considerados complicados para os alunos se torne mais fácil. O envolvimento com os alunos ocorreu através de atividades organizadas no Colégio Estadual Flávio Ferreira da Luz, sendo que já foram realizadas duas feiras de ciência (2011 e 2012) e uma oficina na Semana Cultural (2011). No decorrer do projeto, os bolsistas puderam ministrar aulas, isso com auxílio de professores do colégio, que, ajudaram e cederam seus horários para que os acadêmicos elaborassem seus próprios materiais e métodos de ensino. Os bolsistas ofertaram aulas para estudantes do 2o e 3o ano do ensino médio, utilizando-se tanto do quadro negro quanto do multimídia para a exposição do conteúdo, além dos recursos acima citados para elaboração de atividades como confecção de mapa temático sobre carta imagem. Reflexões: Com esse tipo de experiência, vai se adquirindo ao longo do tempo, uma postura dentro da sala de aula, que condiz com a complexidade dos problemas da educação no país atualmente, em virtude do baixo índice de aprendizado e da indisciplina dentro da sala de aula, hoje dois grandes desafios que o professor tem que enfrentar. É necessário aos professores que eles vejam e adaptem-se as situações corriqueiras dentro do ambiente escolar, e que crie condições para mobilizar a atenção e interesse dos seus alunos. Os resultados práticos adquiridos dentro da sala de aula estão proporcionando aos bolsistas do PIBID-Geografia a experiência que necessitam para a prática da docência, quando os mesmos forem exercer a profissão. Referencial Teórico: Vesentini, J.W. O ensino de geografia no século XXI (Org.). 2ª.ed. São Paulo: Papirus, 2004.