OFICINAS DE TRADUÇÃO DE TEXTOS FILOSÓFICOS: A TRADUÇÃO E EDIÇÃO DE "SOBRE A LÓGICA EM GERAL" DE ARTHUR SCHOPENHAUER

Autores: Caio H. Pereira, Elcio Santos, Evelyn Petersen, Glauber Pyramon, Luís Thiago Dantas, Luiz Henrique Vieira da Silva, Marcel Albieiro

Professor: Lucio Souza Lobo

Programa: PIBID

Curso: Filosofia

O presente sub-projeto da disciplina de Filosofia privilegia atividades de caráter formativo, investigativo, dialógico e multidisciplinar. Depois da luta vitoriosa de estudantes, professores e comunidade ao longo dos últimos 30 anos pelo retorno da Filosofia ao ensino médio, todos sabemos que ainda temos um enorme desafio pela frente. Trata-se de encontrar os meios adequados para promover a transposição didática dos conteúdos de Filosofia aos estudantes do ensino médio. Esse desafio pode ser identificado de diversos pontos de vista interligados. Em primeiro lugar, da dificuldade de estruturar uma prática pedagógica que respeite a própria natureza do saber filosófico, que se encontra materializado em textos de grande complexidade conceitual e, a contar pelas edições em língua portuguesa atualmente disponíveis no mercado editorial, incompatíveis com o desenvolvimento intelectual de adolescentes secundaristas. Em segundo lugar, da necessidade de estancar a proliferação da "pedagogia do manual", um recurso sempre à mão para contornar as dificuldades de lidar com textos clássicos da Filosofia em sala de aula, mas cujo efeito é a manutenção da alienação dos jovens secundaristas de uma parcela expressiva da cultura e do saber. Em terceiro lugar, da inexistência de uma cultura de formação de professores de Filosofia nas universidades brasileiras em plena condição de enfrentar os dois desafios anteriores. E, por fim, da urgência das universidades públicas assumirem sua parcela de responsabilidade na sustentação do ensino da Filosofia na escola secundária, sobretudo em colaborar e cooperar para o sucesso das poucas – mas promissoras – políticas dos órgãos governamentais para a disciplina. Em vista desses desafios, o subprojeto de Filosofia do PIBID UFPR está voltado para o tema dos materiais didáticos para as aulas de Filosofia no ensino médio, com dois eixos de ações: sustentação das políticas públicas e formação para a preparação do material didático. O primeiro eixo inclui atividades em torno das políticas oficiais da SEED PR com respeito aos materiais didáticos. Em seminários semanais de estudo durante os seis primeiros meses do projeto serão analisados e discutidos as duas principais publicações da SEED PR para a disciplina de Filosofia: o Livro Didático Público (2006) e a Antologia de textos filosóficos (2009). Esses materiais serão estudados tanto do ponto de vista de sua estrutura interna quanto do ponto de vista de seus potenciais diálogos com outros recursos congêneres, tanto nacionais quanto estrangeiros.