O CLUBE DE CIÊNCIAS COMO FONTE

como fonte de que? A Sueli vai perguntar

Autores: Dulcemirian da Luz Pereira, Ruth Kellen Catão Chaves

Professores: Antônio Luis Serbena, Prof. Rodrigo Arantes Reis

Programa: PIBID

Curso: Ciências

O Laboratório Móvel de Divulgação Científica da UFPR - Litoral é um programa que articula ensino, pesquisa e extensão com o foco na divulgação cientifica. O principal objetivo do programa é desenvolver a educação científica junto à comunidade das escolas públicas de ensino fundamental e médio do litoral do Paraná. Uma de suas atividades são os Clubes de Ciências. As atividades foram realizadas pelo Clube de Ciência do Colégio Estadual Estados Unidos da América no município de Paranaguá. Recebem apoio da Iniciação Cientifica do Programa Labmóvel. Para tanto foi realizada uma introdução ao tema da pesquisa junto aos estudantes participantes do Clube. A atividade teve como objetivo: Compreender o fenômeno da poluição atmosférica, principalmente os tipos de poluentes, as suas classificações e fontes de emissão, pesquisar sobre os efeitos da ação dos poluentes atmosféricos nos seres humanos, nos vegetais, na atmosfera e nos materiais presentes no ambiente; compreender; a poluição atmosférica como um dos vários tipos de impacto ambiental resultantes das atividades humanas sensibilizadas para a importância e as consequências da ação humana no espaço e na natureza. Segundo Nérici 1979, apud Mancuso, “um clube possibilita aos participantes, um momento onde se trabalha a mentalidade científica através da vivencia com o método científico...” Os Clubes de Ciências funcionam com cerca de trinta estudantes do ensino fundamental com encontros semanais, no próprio laboratório de ciências da escola. Cada grupo possui em média seis monitores e conta com um professor da escola e um professor na Universidade como orientadores. As atividades são planejadas semanalmente, onde procuramos meios para que as curiosidades, dúvidas e interesses dos estudantes sejam contemplados através de atividades práticas, indicando bibliografias e experimentos, bem como trabalhando a junto realidade local. Neste segundo semestre dar-se-á  inicio ao processo de instalação dos aparelhos de coleta de dados dos gazes poluentes encontrados no ar em Paranaguá. A cada nova estratégia elaborada, busca-se um processo de integração entre a escola e as atividades do Clube. Para tanto esta sendo estruturado junto ao Colégio um jornal mural e uma radio escola, promovendo assim a busca constante do novo, da aprendizagem e da criatividade dentro da escola. O ambiente proporcionado pelo Clube é o de sempre se reinventar, tornando o aprendizado mais dinâmico porque remete a divulgação e também a comunicar o que aprendeu.