O objetivo é desenvolver um experimento tendo por base a abordagem problematizadora dos “Três Momentos Pedagógicos”, a qual partindo de situações problema visa propiciar discussões e reflexões de modo que possibilite ao aluno a compreensão dos conceitos químicos envolvidos no experimento e a relação destes com situações do seu cotidiano. No Primeiro Momento foi realizada a “Problematização Inicial” na qual se questionou os alunos sobre: Por que o O2 e o CO2 são gases à temperatura ambiente? Inicialmente foi solicitado aos alunos que discutissem e posteriormente respondessem a esta pergunta no roteiro. A partir das respostas os bolsistas conduziram uma discussão para explicar o tipo de ligações presentes nas moléculas dos compostos da pergunta inicial e explicaram sobre polaridade e solubilidade. No Segundo Momento, “organização do conhecimento”, foi executado um experimento em que foi solicitado aos alunos que tentassem prever se as misturas entre água+ óleo, água + açúcar, gasolina+ água, gasolina + isopor e água + álcool resultariam em uma mistura homogênea ou heterogênea. Os alunos se surpreenderam com o resultado de algumas misturas, foi então que os bolsistas explicaram os conceitos relacionados à questão da polaridade das substâncias. No Terceiro Momento “aplicação do conhecimento” foi realizado um debate com os alunos buscando refletir sobre como eles poderiam usar este conceito no seu cotidiano. Os bolsistas perguntaram se eles usariam água para tirar tinta das mãos, explicando que isso não seria possível uma vez que a polaridade de ambas é diferente. Também explicaram como é realizado o teste para saber se o combustível está adulterado, que também baseia-se nos conceitos aprendidos. Este trabalho foi desenvolvido no Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva pelos bolsistas PIBID e teve a participação de 60 alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Observou-se que a abordagem dos conteúdos a partir da experimentação problematizadora, para além de uma melhor compreensão destes, contribuiu para corrigir erros conceituais que os alunos tinham, sobre assuntos já estudados. Foi possível também através deste experimento que os alunos relacionassem os conceitos aprendidos na sala de aula com seu cotidiano.
Referencial Teórico:
DELIZOICOV, D.; A.NGOTTI, J. A. Metodologia do Ensino de Ciências. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1992.
WILMO E. Francisco Jr. et al. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Química Nova na Escola, n° 30, Nov.2008.