O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, criado pelo MEC para incentivo à docência, está sendo desenvolvido na UFPR desde 2010 em várias disciplinas da educação básica, dentre elas o inglês. Esta sessão apresentará a fundamentação teórica que orienta as atividades desenvolvidas no subprojeto de inglês, bem como a análise do material didático produzido nesta primeira fase do projeto. Discutiremos os conceitos de letramento crítico, língua como discurso e inglês como língua internacional e seus desdobramentos para o trabalho com a língua inglesa na escola, bem como demonstraremos a possibilidade e as vantagens de se realizarem reflexões de ordem profundamente teóricas no e sobre ambientes escolares específicos. Serão enfocadas ainda a importância de atividades deste tipo para a formação inicial de professores desde o início do curso de graduação, bem como a necessidade de se pensar no papel do professor como pesquisador. Com base num referencial teórico composto por obras que contemplam as visões de “pós-método”, de inglês como língua internacional, de concepções de língua como discurso e de letramento crítico, discutiremos os resultados da experiência de trabalho junto a dois colégios da rede estadual do Paraná, dentro do projeto CAPES-PIBID-UFPR, subprojeto Inglês. A partir do referencial teórico mencionado, esta comunicação questiona tanto as dificuldades e benefícios encontrados no processo de trabalho com esta perspectiva teórica na escola, assim como suas implicações na formação inicial de professores. Serão apresentadas ainda reflexões a partir da produção e aplicação de material didático desenvolvido pelos participantes do subprojeto Inglês, envolvendo dois colégios da rede pública estadual no Paraná, Emílio de Menezes e Costa Viana. Este projeto envolveu o trabalho colaborativo entre formadores de professores, professores da rede pública de ensino e professores em formação inicial. O material desenvolvido visou problematizar o processo de formação de cidadãos críticos através de uma abordagem de ensino pautada na concepção de língua como discurso e, portanto, como espaço de construção de sentidos. A partir de amostras do material desenvolvido pelos participantes do programa e aplicado durante as aulas de inglês em diferentes séries na educação básica, analisaremos o processo como um todo e seu impacto nos sujeitos envolvidos (alunos, professores e licenciandos).