CONHECENDO PARA ENSINAR: O QUE DIZEM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE OS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE CURITIBA-PR

Autores: Bárbara Celi Braga Camargo, Sérgio Camargo

Professor: Sérgio Camargo

Programa: PIBID

Curso: Física

A ciência mais antiga e a base de toda a ciência moderna, a Astronomia, pelo seu caráter instigante, tem atraído homens e mulheres para a área de ciências desde os primórdios do conhecimento humano, porém nos últimos anos essa ciência foi agregada a outras e por fim esquecida pelos educadores. A fim de reverter esta situação o trabalho com astronomia foi escolhido e desenvolvido, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Ensino de Física, em escolas do ensino médio da rede pública de ensino da cidade de Curitiba-PR. O PIBID possibilita os estudantes da área de física a acompanhar a realidade das escolas, funcionando como um parceiro para projetos, possibilitando aos futuros professores de física uma maior vivência dentro da escola. O objetivo inicial foi delinear um perfil da abordagem e do conhecimento de conceitos relacionados à Astronomia e a elaboração de métodos mais efetivos para aprendizagem significativa dos alunos. Os dados foram constituídos a partir de um questionário diagnóstico para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre essa temática. Foram acompanhadas as aulas de quatro turmas, duas do segundo e duas do terceiro ano, o questionário e o diagnóstico foram passados apenas para três dessas turmas, as aulas foram ministradas nas quatro turmas e o questionário avaliativo foi dado para duas turmas, devido ao tempo reduzido. As turmas tinham aproximadamente 30 alunos com idade entre 15 e 18 anos. Nessas turmas foram ministradas aulas utilizando como base tecnologias e novas abordagens, como simuladores e vídeos de astronomia para o melhor entendimento de fenômenos pelos estudantes. Apesar do pouco tempo para a passagem dos conteúdos foi possível um trabalho mais detalhado com os alunos, como dito anteriormente a maioria já tinha visto conteúdos de astronomia de forma superficial no ensino fundamental. As aulas foram dadas de forma a estimular o ensino e por isso foram utilizados poucos cálculos e teorias mais complexas, mesmo assim os fenômenos principais foram compreendidos com clareza pelos estudantes. Os resultados foram positivos, mas devemos enfatizar que os conteúdos não foram passados em sua totalidade e poder-se-ia trabalharmos com os conteúdos de maneira bem mais aprofundada e através de outros recursos.