ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DE EXPERIMENTOS PROBLEMATIZADORES SOBRE ÁCIDO-BASE E LIGAÇÕES QUÍMICAS

Autores: Barbara W. Aguiar, Caroline M. Fabricio, Duanne M. Scremin, Patricia T. P.Xavier e James Kava.

Professores: Heidi Mara dos Santos, Joanez Aparecida Aires

Programa: PIBID

Curso Química

O objetivo é desenvolver experimentos tendo por base a abordagem problematizadora dos “Três Momentos Pedagógicos”, a qual partindo de situações problema visa propiciar discussões e reflexões de modo que possibilite ao aluno a compreensão dos conceitos químicos envolvidos no experimento e a relação destes com situações do seu cotidiano. A metodologia conta com a elaboração e desenvolvimento de experimentos problematizadores: 1)Problematização Inicial, 2) organização do conhecimento, 3) aplicação do conhecimento. Experimento 1: Qual a importância de se conhecer as propriedades das substâncias antes de utiliza-las? Objetivou-se trabalhar o conteúdo de indicadores ácido-base. 1) A aula iniciou-se com a pergunta. 2) Foram utilizadas seis soluções de ácidos e bases e quatro substâncias do cotidiano: leite de magnésia, detergente líquido, vinagre e refrigerante. Testaram-se as cores destas na presença de três indicadores. Após a prática, foi trabalhado o conteúdo indicadores ácido-base. 3) Foi proposta uma discussão sobre os problemas relacionados a acidez estomacal, tendo por base a leitura de um texto extraído do site da Rede Globo, g1.com, que trata do tema “Excesso de acidez no estomago causa úlceras e gastrite’’ para a extrapolação dos conceitos. Experimento 2: Como entender as ligações químicas através da condutibilidade das substâncias? Nesta proposta objetivou-se trabalhar o conteúdo de ligações químicas a partir da condutibilidade de algumas substâncias no estado sólido e em solução aquosa. 1)A aula iniciou-se com a pergunta. 2) Após analisar se estas substâncias conduziam ou não corrente elétrica, foi explicado o porquê desta característica a partir do tipo de ligação química existente em cada substância. 3) Foi solicitado aos alunos que buscassem outras substâncias iônicas e covalentes presentes no seu dia-a-dia para discussão na sala. Resultados: os experimentos foram desenvolvidos no Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira pelos bolsistas PIBID. Observou-se que os experimentos motivaram os alunos, fazendo com que estes se tornassem mais questionadores. Também foi de grande relevância para os bolsistas, pois puderam desenvolver a capacidade de interagir com os alunos, respondendo perguntas que não estavam previstas nos seus planos de aula.
Referencial Teórico:
DELIZOICOV, D.; A.NGOTTI, J. A. Metodologia do Ensino de Ciências. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1992.
WILMO E. Francisco Jr. et al. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Química Nova na Escola, n° 30, Nov.2008.