O presente trabalho tem como objetivo demonstrar um plano de atividade Poética desenvolvido no Colégio Bento Munhoz da Rocha Neto, em Curitiba, por bolsista da UFPR no projeto PIBID. A atividade foi realizada no 6.º ano B, tendo como base teórica o desenvolvimentos das Inteligências Múltiplas proposto por Gardner (1994) , que seriam as sensações cinestésicas, as relações intra e interpessoais, a musica, a dança além das tradicionais linguísticas e matemáticas. Tal abordagem demonstra que, somos formados por diferentes combinações e isso nos transforma em seres únicos. Sob este enfoque não se trabalha a poesia apenas no campo linguístico ou musical e sim tenta-se chegar ao máximo de combinações possíveis desse grupo de inteligências para um melhor desempenho dos educandos e educadores não só dentro do mundo literário, mas também no mundo “real”.Em um primeiro momento introduziu-se a poesia aos alunos de forma conceitual e oferecendo-lhes um “banquete” poético com diferentes livros e cópias de poemas, desde haicai até poesia de cordel. No segundo momento os alunos foram orientados a trabalharem com o poema - “ Trem de Ferro” de Manuel Bandeira - Eles copiaram o poema e, em seguida a bolsista,orientou-os a fazer as interpretações do que o poema poderia sugerir, sua sonoridade, quem era o autor, quando ele escreveu aquele poema. Depois eles foram orientados a desenhar o que interpretaram do poema. Em um terceiro momento trabalhou-se com a visualização do poema a partir de desenhos animados, que narravam o poema e contavam sua história - como este vídeo foi muito empolgante para os alunos eles solicitaram a bolsista que o repetisse e todos em forma de coral fizeram a leitura do poema sem que precisassem ser solicitados. Após este momento os alunos conseguiram fazer comparações entre a visão que eles tiveram do poema apenas por meio da leitura e interpretação e depois da mostra do vídeo. Com o objetivo de mostrar diferentes formas de poesia, a bolsista continuou o trabalho do mesmo modo, ou seja, interpretação, desenho, mostra do vídeo e comparação com a realidade dos alunos, utilizando-se do poema “Romance de uma Caveira” de autoria de (Alvarenga e Ranchinho) mostrando que a poesia também está na música. Para finalizar trabalhou-se o poema “Eu, Etiqueta” de Carlos Drummond de Andrade que traz referências atuais sobre o mundo consumista, levando a reflexão para a sala de aula.
Referências:
QUEVEDO, H. F. de. Poesia e escola: no ritmo das inteligências múltiplas. Passo. Fundo: UPF, 2000.