ALÉM DO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA: VALORIZANDO O MUNDO HISPÂNICO E TRABALHANDO A ORALIDADE EM SALA DE AULA
Autores: Ana Carolina Zocatelli Nunes , Ana Nunes, Bárbara Marques, Caroline Casagrande, Eduardo de Mello, Izabel Jensen, Luisa de Souza, Nylcéa Pedra, Maria Kirchner
Professores: Nylcea Thereza de Siqueira Pedra
Programa: PIBID
Curso: Letras Espanhol
O Projeto Espanhol do PIBID/UFPR começou suas atividades no segundo semestre de 2011, atuando no Ensino Fundamental e no Ensino Médio da Rede de Ensino do Estado do Paraná. Alguns dos objetivos do projeto são enriquecer a formação dos licenciandos, discutir o ensino do Espanhol como Língua Estrangeira na rede pública, elaborar e aplicar materiais didáticos autênticos, pensados sob a teoria bakhtiniana dos gêneros discursivos. Partindo da premissa de que o aprendizado da língua estrangeira deve ser feito de maneira a se apresentar a língua em uso, são utilizados diferentes gêneros discursivos na elaboração dos materiais didáticos propostos. Busca-se trabalhar com textos autênticos, que não foram concebidos para o ensino, encontrados no seu contexto real de uso da língua. Esta oficina contemplará duas atividades elaboradas e aplicadas para os alunos do Ensino Médio, intituladas “O conto como estratégia para a compreensão auditiva” e “O futebol espanhol e o Super Trunfo no ensino de ELE”. A primeira atividade foi pensada de forma a atender uma expectativa recorrente entre os estudantes: ter mais contato com a oralidade da língua estrangeira moderna. Tendo como base o gênero discursivo conto, pretende-se trabalhar com a compreensão auditiva e com a produção textual, por meio de composições do escritor chileno Alejandro Jodorowisck. A segunda atividade a ser desenvolvida foi elaborada considerando-se os temas relacionados ao mundo hispânico de interesse dos alunos. Assim, procura-se relacionar, pelo uso de distintos gêneros discursivos, o futebol espanhol e cantora colombiana Shakira, de maneira a propiciar a prática oral da língua estrangeira. Também será apresentado nessa oficina um jogo de cartas, que segue o modelo do Super Trunfo e objetiva a prática da oralidade de uma maneira bastante dinâmica e atrativa.