Este trabalho apresentará um projeto especial desenvolvido pelo subprojeto PIBID-Inglês da UFPR junto aos alunos do Ensino Médio das escolas parceiras, ou seja, do Colégio Estadual Costa Viana, em São José dos Pinhais, e do Colégio Estadual Emílio de Menezes, em Curitiba. O projeto foi a última atividade desenvolvida nas escolas dentro da primeira edição do PIBID-UFPR, subprojeto de inglês, que teve início em 2010 e término em 2012. O objetivo principal do projeto “Keep Calm and Use Your English” foi levar os participantes a constatarem que a escola pública ensina inglês, que os alunos já aprenderam bastante inglês ao chegar ao Ensino Médio, e que esse conhecimento pode ser acionado por eles para se comunicarem nessa língua. A ideia do projeto foi inspirada na campanha “Keep Calm and Carry On”, criada durante a segunda guerra mundial e “relançada” recentemente em várias redes sociais no mundo inteiro (e portanto conhecida da maioria dos alunos do Ensino Médio). Foram convidados alunos voluntários, mediante divulgação do projeto via cartazes e comunicados em sala de aula, que se inscreviam no projeto trazendo uma autorização dos pais por escrito, uma vez que as atividades aconteceriam no contra-turno. A estrutura do “Keep Calm and Use Your English” consistiu de três encontros de duas horas em cada colégio. Os encontros, que mesclaram o uso de inglês e português em atividades de comunicação sobre temas atuais e de interesse dos alunos, sugeridos por eles próprios, foram conduzidos por todos os participantes do subprojeto inglês do PIBID-UFPR, ou seja, pelos licenciandos, pelas professoras supervisoras e pela coordenadora do subprojeto. A procura dos alunos por essa atividade extra-curricular voluntária foi imensa, e os resultados foram extremamente positivos: mesmo aqueles alunos que vieram ao primeiro encontro com uma resistência ao ensino/aprendizagem de inglês e descrentes de sua efetividade, envolveram-se a partir da primeira meia-hora do trabalho, resultando no uso efetivo da língua inglesa e na percepção por parte dos participantes de que o inglês na escola pública funciona, sim. Partimos das perspectivas de inglês como língua internacional e do letramento crítico no ensino de línguas para montar as atividades que apresentaremos nesta oficina.