Iniciando com a exposição da forma como é trabalhada a literatura atualmente em algumas das escolas visitadas, mostrando como ela é apresentada em alguns materiais didáticos analisados e com a sugestão de algumas opções de trabalhos com a literatura e seus benefícios, tenho como objetivo despertar o interesse por esse material, resgatar seus benefícios e, desta forma, ajudar na formação dos alunos. Para isso, serão apresentados também alguns referenciais teóricos que foram utilizados para a análise dos Livros didáticos como Antônio Augusto Gomes Batista, Michèle Petit e Marisa Lajolo, assim como outros que ajudaram a formular o tema em questão, extraído das leituras de Regina Zilmerman e Peter Hunt. Segundo LAJOLO (1999), é a leitura realizada dentro e fora da escola que nos ensina a “ler o mundo”, a compreendê-lo. Acredito nisso assim como vejo que a leitura auxilia não só na compreensão da Língua Portuguesa enquanto disciplina, mas na língua enquanto instrumento de aprendizagem para todas as disciplinas, uma vez que a boa leitura ajuda a resolver um problema matemático, ou quando lendo, conhecemos a história de um povo, sua geografia e complexidade, presentes, por exemplo, em Vidas Secas. Por isso, a leitura pode ser explorada de diversas formas dentro da escola, e uma boa leitura, segundo relatos presentes em PETIT (2008), podem jamais ser esquecidas por seus leitores. Pensando nos pequenos leitores, ou seja, na literatura infantil, será levantada uma questão para os participantes da oficina sobre as influências que a literatura pode exercer durante o processo de alfabetização. Também será discutido e apresentado o ponto de vista de HUNT (2010) sobre a crítica realizada na literatura infantil, assim como seu processo de produção, afinal uma boa obra infantil realmente deve ser escrita pensando em crianças, ou apenas deve ser escrita, sem preocupações com sua estética e sua linguagem, pensando apenas em sua qualidade, ainda que direcionada aos novos leitores?