O objetivo do projeto é usar da horta dentro da escola como ferramenta prática para melhorar a compreensão dos conteúdos teóricos ministrados pelos professores em sala de aula, além de complementar as aulas com práticas sobre tais assuntos. As atividades realizadas pelo clube de ciências acontecem durante o contra turno dos alunos que participam do projeto, sendo realizados encontros uma vez por semana, onde além de trabalhar na horta, os alunos também são levados até o laboratório de ciências e informática. Na horta os alunos recebem informações sobre manejo sustentável de culturas agrícolas, trabalho de polinização de algumas espécies de insetos, aplicações didáticas da matemática, a importância da alimentação balanceada com o uso de hortaliças orgânicas e o estudo geral da botânica. O projeto está sendo implementado, mas espera-se, como resultado, o estímulo das crianças em atividades em contra turno; o gosto pelas ciências como forma de resolver problemas do dia a dia; os aspectos da biologia envolvidos na produção de alimentos (tipo e preparo de solo, controle de pragas, cuidados com cultura, etc.); o valor de alimentos saudáveis. O resultado final é que o clube de ciências assuma a manutenção da horta e que estas atividades sejam incorporadas ao dia a dia da escola. Palotina encontra-se em região fortemente agrícola, onde a cultura predominante é o do uso de defensivos agrícolas de forma ampla e às vezes descontrolada. A alteração de cultura é demorada e certamente deve começar pelos mais jovens. É visível que a formação crítica do jovem hoje em dia deve-se à forma na qual ele é moldado pelos educadores nas escolas desde o ensino básico até o final de sua formação. Atualmente o enfoque está voltado às áreas de educação ambiental, tendo como meta desenvolver um senso de consumo consciente em cada jovem, o projeto “Clube de Ciências – Horta como Objeto Para Aulas Práticas” na escola visa ressaltar a importância das culturas orgânicas. Tal enfoque será desenvolvido com o uso de aulas práticas voltadas a tudo que gira ao redor da horta, apoiadas em conteúdos das disciplinas de ciências, sem tirar o enfoque do próprio cultivo das hortaliças. Um canteiro de ervas medicinais também será integrante da horta, a fim de passar aos jovens um conhecimento sobre suas propriedades.