Os Clubes de Ciências são uma estratégia do Projeto PIBID Ciências, através do Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral que trabalha a formação do licenciando em atividades de iniciação a docência, em uma perspectiva diferentes da tradicionalmente utilizada em sala de aula. Alguns dos objetos do projeto dizem respeito à emancipação e autonomia dos estudantes, através de professores que sejam capazes de trabalhar estas questões conjuntamente com a transmissão dos conteúdos, a partir da realidade dos estudantes. A temática trabalhada foi determinada a partir da constatação que este ano a ONU, escolheu como tema: Ano Internacional da Energia Sustentável para todos. O trabalho iniciou com atividades expositivas, apresentando informações sobre as formas de obtenção de energia no Brasil e no Mundo. Foram trabalhadas juntamente com os estudantes as usinas geradoras de energia existentes e explicou-se o funcionamento de cada uma delas e de que forma as usinas transformam outros tipos de energia em energia elétrica, enfatizando aspectos importantes como a quantidade de energia gerada por cada usina e os benefícios e malefícios da instalação e produção de energia de cada usina. Após a exposição do tema e debates realizados, o grupo determinou que a aplicação da teoria se daria na prática através da construção de uma maquete de energia sustentável, sendo que a opção escolhida foi a energia eólica. Deu-se inicio a construção da maquete onde os alunos tiveram a oportunidade de aprender através da troca de informações e experiências com bolsistas PIBID, alguns métodos de construção de maquetes. Os alunos deram inicio a construção da base da maquete utilizando papelão e cola branca, colando em camadas para confecção de uma base bem firme e aprenderam como construir um relevo utilizando papelão e cola branca, com a utilização de moldes aprenderam a construir as casas que serão utilizadas na maquete. O processo de construção da maquete, até o momento, ainda esta em andamento e a cada encontro os alunos aprendem um novo passo para a conclusão do trabalho. Espera-se que os estudantes despertem para o prazer pela ciência de um modo prático e objetivo, através do que foi trabalhado até o presente momento.