O presente trabalho tem como objetivo divulgar uma atividade desenvolvida por bolsistas do Projeto PIBID – português no Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, em Curitiba. A atividade intencionou apresentar aos alunos o suspense e o terror em três formas diferentes: oral, escrita e imagem, explicando como se dá a construção do suspense e do terror e quais os efeitos possíveis sobre o ouvinte/leitor/espectador. Trabalhando os elementos do terror e buscando definir os pontos-chave de cada uma das três formas, foi demonstrado não só o que cada história apresenta objetivamente, mas também como estes elementos, somados ao ambiente e à cronologia dos eventos, influenciam na interpretação de cada leitor. Em três aulas semanais, o tema foi abordado dentro da teoria dos gêneros textuais. Primeiramente, os alunos foram questionados a respeito dos motivos que levam alguém a buscar sentir medo e angústia. Para tanto, foi utilizado como material de referência o livro Dança Macabra de Stephen King. Para exemplificar os tipos de terror abordados por King, foi apresentado aos alunos um trecho de A Família Addams de Charles Addams no sexto ano e o curta-metragem Alma de Rodrigo Blaas no nono ano. Na segunda aula, as bolsistas abordaram diversas lendas urbanas e, como proposta de fixação, os alunos foram orientados a criar suas próprias lendas urbanas curitibanas através de elementos dados: local e personagem e elemento do terror. Na terceira aula, as bolsistas trabalharam o gênero conto, sendo empregado no sexto ano O Homem que Enxergava a Morte, de Ricardo Azevedo e, no nono ano, Os Outros de Neil Gaiman. Discutidos os elementos estruturais deste gênero e as interpretações possíveis para cada história, os alunos puderam tirar suas dúvidas e demonstrar sua compreensão a respeito do tema e dos gêneros textuais abordados durante as três semanas. O emprego da temática teve um resultado excelente: os alunos demonstraram interesse pelo conteúdo abordado, pelos gêneros textuais discutidos e participaram efetivamente das aulas. Os textos recebidos foram de excelente qualidade; a grande maioria dos alunos conseguiu escrever a sua lenda urbana de forma delimitada com o gênero pretendido e, assim, as bolsistas conseguiram alcançar o principal objetivo do projeto: instigar os alunos a lerem e, ao mesmo tempo, aprimorar a capacidade interpretativa dos mesmos.
Bibliografia:
GAIMAN, Neil. Coisas Frágeis 2. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2010.
AZEVEDO, Ricardo de. Contos de Enganar a Morte. Editora Ática, 2003.
KING, Stephen. Dança Macabra. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.