CLUBE DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO, PARA A PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS SOLOS DO LITORAL DO PARANÁ

Autores: Ricardo Otto de Oliveira, Valdenise Costa

Professores: Rodrigo Arantes Reis, Antonio Luis Serbena

Programa: PIBID

Curso: Ciências

O Litoral do Paraná localiza-se sobre o embasamento cristalino, que tem desde montanhas que se erguem a mais de mil metros de alturas, ate relevos planos e baixos que apresentam–se ao nível do mar. No litoral do estado são encontrados sete tipos de solos: C+RR Cambissolos + Neossolos, AR+RL Afloramento de Rocha + Neossolos Líticos, C Cambissolos, GZ Gleissolos Sálicos, P Argissolos, CL Cambissolos e Espodossolos E. O Laboratório Móvel de Educação Cientifica da Universidade Federal do Paraná com apoio do PIBID(Programa Institucional de Iniciação a Docencia), trabalha com clubes de ciências para popularização dos conhecimentos, valorização e importância dos solos do litoral do Paraná. No clube de ciências trabalhamos primeiramente os conhecimentos de uma forma expositiva, para o repasse de conteúdos aos alunos.Num segundo momento dividimos o clube em pequenos grupos, para pesquisarem temáticas referentes aos solos e suas formações. Logo após confeccionamos experiências com materiais de fácil acesso como garrafas pets, copos descartáveis e filtros de papel, demonstrando processos erosivos, perfis de solos, retenção de água e importância de cobertura vegetal. As atividades buscam destacar a importância do solo para a vida humana, evidenciar os diferentes tipos de solo existentes no litoral do estado, e popularizar os conhecimentos de relevo e formação geológica do litoral do Paraná. O clube de Ciências trouxe aos alunos que participaram da atividade um interesse expressivo sobre a temática dos solos, pois as crianças demonstraram vontade de participar da feira de ciências do litoral do Paraná, com o tema desenvolvido no clube. A participação e adesão dos alunos nos processos de construção dos trabalhos é outro ponto a ser evidenciado, e outro ponto é a repercussão dos trabalhos dos alunos no próprio colégio, pois muitos alunos virem a participar a partir de visualizar o que o clube desenvolvia. O solo é um dos recursos ambientais mais importantes existente em nosso planeta, mas em muitos momentos não é valorizado. Na educação básica não é diferente, pois a importância dada a esse recurso é ínfimo, basta analisar os livros didáticos, que pouco abordam o tema e restringem-se apenas em demonstrar as camadas que compõem os solos. Com isso o clube de ciências trabalha com as escolas públicas o tema solos, relacionando-o com o meio em que as crianças vivem, e fazendo com que esse recurso seja mais explorado didaticamente. A temática de solos foi desenvolvida visando abranger um campo de conhecimentos versátil, deixando em evidencia a importância e os cuidados com esse recurso.