O objetivo foi avaliar a percepção e critérios de professores em correção de uma avaliação teórica após a realização de atividades práticas. Como Metodologia usamos a prática de introdução à Citologia, realizada em duas turmas de ensino médio de um colégio estadual do município de Palotina-PR. Em 5 bancadas foram organizados materiais para observação, assumindo os objetivos: 1ª- microscópio e lupa, para identificar as diferenças entre os dois instrumentos; 2ª- célula da cortiça, para observar células vegetais mortas; 3ª- lâminas de células animal e vegetal, para visualizar as estruturas e suas diferenças; 4ª- fotomicrografia de varredura de uma célula procariota (bactéria) e uma eucariota (animal), para analisar suas diferenças; 5ª- métodos de montagem de lâminas de microscopia, para demonstrar os procedimentos de sua elaboração. Após 2 semanas da realização das práticas, foi aplicada uma avaliação com 5 questões discursivas para analisar a retenção do conteúdo ministrado. Para a correção da prova, três grupos de avaliadores foram definidos: 1) avaliadores externos – avaliadores que não participaram das práticas, mas elaboraram os critérios conforme conceitos da literatura; 2) avaliadores internos - professores que ministraram a atividade prática; 3) avaliador parcial – não participou da prática, mas elaborou o questionário. Para comparar as avaliações entre os avaliadores foi utilizado o teste de ANOVA-fator único, seguido do teste de Tukey (a=0,05). Foi possível observar que na correção realizada pelos avaliadores externos, a média obtida pelos alunos foi de 1,67+1,65; entre os avaliadores internos, a média fora de 2,10+1,87 e pelo avaliador parcial, 1,43+1,72. Houve diferenças significativas entre os avaliadores (pReferencial Teórico: Assim como observado por Vianna (1978), possivelmente tal resultado está associado aos diferentes critérios empregados pelos avaliadores durante a correção. Possivelmente, avaliadores internos basearem sua correção na identificação de suas falas em sala de aula. Os demais avaliadores apresentaram médias mais baixas, possivelmente por basearem seus critérios de avaliações em conceitos clássicos da literatura. Verifica-se a grande dificuldade em assumir critérios de correção de provas, sendo que nesta experimentação foi possível verificar a maior parcialidade dos professores atuantes em sala de aula, e a maior imparcialidade daqueles que não tiveram contato direto com os alunos.