O PIBID Educação Física desenvolve as ações enfocadas nas relações de gênero e sexualidade, isto é, trata das relações de meninos e meninas nas aulas de Educação Física visando a co-educação. O projeto iniciou em julho de 2011 no Colégio Estadual Professor Júlio Mesquita e Colégio Estadual Gelvira Corrêa Pacheco com turmas do ensino fundamental e médio. O propósito é sistematizar os saberes emergentes na prática docente para formalização do conhecimento acadêmico. Tal ação é desenvolvida a partir da atuação e observações dos/as bolsistas que problematizam à temática através da escrita do diário de observação e discussões nas reuniões de estudo. Refletir sobre as anotações com a professora supervisora e coordenadora é um modo para aprender a problematizar, sistematizar a prática pedagógica, isto é, instigar a reflexão sobre a temática das relações de gênero/sexualidade na profissão docente. O diálogo com as professoras supervisoras é constante e o planejamento das aulas é realizado em conjunto na hora atividade ou nas reuniões do grupo. Todos participam do planejamento e das intervenções pedagógicas. No ano de 2011 realizamos oficinas com a participação dos bolsistas, professoras supervisoras e coordenadora com os diferentes conteúdos da educação física tematizando as relações de gênero e sexualidade. Em 2012 além de aprofundar no trabalho realizado, a meta é elaborar um caderno de apoio pedagógico para os professores e para os alunos e organizar oficinas envolvendo a comunidade escolar. Atualmente, no Júlio Mesquita estamos orientando o projeto de iniciação científica dos alunos do ensino médio sobre gênero. No Gelvira Corrêa Pacheco fizemos uma apresentação improvisada sobre o projeto à comunidade escolar e trabalhamos com jogos, brincadeiras e esporte refletindo sobre os estereótipos, o ser feminino e masculino. Nas duas escolas estamos elaborando mural em conjunto com os alunos/as sobre as olimpíadas e a mulher no esporte tendo em vista a proximidade dos Jogos Olímpicos. Com estas ações, almejando qualificar a formação e ao mesmo qualificar a aprendizagem dos alunos nas escolas. A abordagem debruça-se na busca da compreensão dos limites e possibilidades das propostas pedagógicas interdisciplinares, tendo no horizonte de análise, quais práticas podem ser afirmadas e que tipo de ações didáticas e pedagógicas devem ser revisadas.