ENSINO DE SOCIOLOGIA NO COLÉGIO ESTADUAL LEÔNCIO CORREIA – UM OLHAR FOTOGRÁFICO

Autores: Ângela de Moraes Ilha, Marisa Cristina Rodrigues, Ramiro Gabriel Garcia, Tabata Larissa Soldan

Professores: Alexandro Dantas Trindade

Programa: PIBID

Curso: Ciências Sociais

A atividade desenvolvida por bolsistas que compõem o PIBID do curso de Ciências Sociais da UFPR foi realizada com aluno(a)s do Colégio Estadual Leôncio Correia. O propósito da prática foi aliar o discurso teórico da disciplina de Sociologia com a produção de material fotográfico dos educando(a)s para posterior exposição na Semana Cultural da instituição. O objetivo pedagógico da atividade foi contribuir para que o(a)s aluno(a)s participantes pudessem reconhecer a dinâmica das instituições sociais – temática eleita para o trabalho – além de avaliar e identificar de forma crítica as transformações e os conflitos culturais, ambientais, econômicos e políticos da realidade social. Ainda, a prática teve como intuito a utilização dos conceitos teóricos e práticos da fotografia como recurso didático dinâmico, buscando a articulação de conhecimentos de forma interdisciplinar. O(a)s aluno(a)s do 2º ano do ensino médio receberam reforço de conteúdo abordando a temática, participaram de oficina sobre a produção e análise da imagem a partir da perspectiva sociológica e realizaram atividades de pesquisa, buscando referenciais de conteúdo de acordo com a divisão dos grupos e as instituições por ele(a)s escolhidas. Após isso, saíram a campo para a produção fotográfica. Durante a exposição, o(a)s aluno(a)s fizeram abordagens explicativas aos visitantes e produziram relatórios individuais contando suas experiências. O retorno dos alunos, como de professores, pais, funcionários e demais visitantes foi de grande estímulo, fazendo com que a exposição ultrapassasse o âmbito escolar – sendo exibida posteriormente no campus da Reitoria da UFPR. A equipe pode perceber os impactos positivos que a atividade extracurricular suscitou tanto no ambiente em sala de aula como no relacionamento entre os alunos e professores, permitindo também visualizar com mais acuidade as principais dificuldades e limitações de seu desenvolvimento prático.
Referencial Teórico:
Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Ciências Humanas e suas Tecnologias – v. 3 - Capítulo 4 – Conhecimentos de Sociologia. Secretaria de Educação Básica: Brasília, 2006.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/. Último acesso em: 13/06/2012.
____________.Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN +). Brasília, s/d. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf. Último acesso em: 13/06/2012.