Este trabalho mostra o resultado de uma oficina sobre Mancalas Africanos desenvolvida pelo grupo PIBID / Matemática – 2011 e aplicada junto aos alunos do Colégio Estadual Professor Altair da Silva Leme, localizado no município de Colombo – PR, durante a Semana Cultural 2011, cujo tema central foi a Cultura Africana. A utilização de jogos no ensino da Matemática pode auxiliar na compreensão e fixação de conceitos matemáticos de forma lúdica, podendo ainda relacionar outras áreas do conhecimento e fazer com que os alunos abstraiam conceitos e os apliquem. É também uma estratégia didática adotada para tornar mais expressiva as aulas dessa disciplina. O jogo é um instrumento que serve para estimular o pensamento lógico e desenvolver o raciocínio matemático. Quando alguém está jogando, age como produtor do seu conhecimento, toma decisões e cria estratégias para a execução do jogo. O jogo também contribui para o desenvolvimento de valores morais, de respeito com os demais participantes e obediências às regras. Pensando na importância do jogo, nós integrantes do PIBID elaboramos uma oficina sobre o jogo Ouri, um mancala africano que envolve conteúdos matemáticos. Participaram crianças e adolescentes, com idade variando de 10 a 18 anos, pois o Colégio atua com turmas do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano e do Ensino Médio. Num primeiro momento da oficina, os alunos se mostraram um pouco relutantes em participar, por se tratar de um jogo matemático, mas acabaram participando e se interessando pelo mesmo. O Ouri faz parte da família das mancalas africanos, ou jogos de tabuleiro, não se caracterizando como um jogo de azar, pois não envolve sorte, mas sim raciocínio lógico, habilidade com as operações matemáticas elementares e estratégia. Os tabuleiros utilizados na oficina foram construídos com materiais reutilizados, como caixas de ovos e para as peças foram utilizados feijões. Percebemos que as situações vivenciadas durante o jogo levaram os alunos a planejar a estratégia de jogadas, de modo a obter um bom rendimento. Assim o jogo se apresentou sob a forma de um problema, uma vez que o aluno é desafiado a elaborar estratégias e utilizá-las para vencê-lo. Observou-se também a necessidade do professor, ao aplicar um jogo matemático, questionar o aluno sobre as estratégias nas jogadas, para que o jogo não se torne um ambiente onde o aluno apenas reproduz conceitos de maneira mecânica. Dessa forma, o ensino de Matemática pode ser realizado com seriedade, porém, ao mesmo tempo num ambiente divertido.