O ACESSO ÀS MÍDIAS E O USO DA INTERNET POR ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

Autores: Andréa Carla Doré, Delnice Neves (Supervisora), Denise Ribeiro Kuntz, Fabiano Arndt Araújo, Fabiano Stoiev(Supervisor), Filipe Steffen, Flávia Martins da Silva, Ingrid C. Kroich Frandji, Ítalo Petronzelli (Supervisor), Jaqueline Soares Baldaia, Luciane Felisbino, Paula Marinelli Martins, Vinicius Augusto Paludo

Professores: Andréa Carla Doré

Programa: PIBID

Curso: História

A facilidade de acesso à informação, sobretudo com o advento da internet, constitui-se desafio para a educação contemporânea. A diversidade de veículos de informação, aos quais chamamos mídias (televisão, rádio, livros, revistas e jornais, além da internet), desabrocha no bombardeio de dados sobre o indivíduo que não mais necessita deslocar-se para ter acesso ao conteúdo que deseja, utilizando-se apenas de meios virtuais. Este crescimento exacerbado dos sistemas de informação, que hoje se consolidam como uma complexa rede onde tudo está, de alguma forma, conectado, exige a habilidade de filtrar, selecionar, e categorizar as informações recebidas. Neste sentido, o desafio no campo da educação apresenta-se na necessidade de desenvolver no aluno esta habilidade de leitura do sistema informacional, vinculando-a ao conhecimento científico. O trabalho aqui apresentado parte de um dos esforços do PIBID-História, cujo objetivo era o de compreender como os estudantes de escolas públicas acessam e utilizam as mídias de que dispõem. Tendo como base as reflexões de Michel de Certeau, em seu texto “Fazer com: usos e táticas”, a pesquisa foi realizada em três etapas. Inicialmente, foi desenvolvido um questionário para o recolhimento de dados estatísticos entre alunos de ensino médio de três escolas públicas no Estado do Paraná: Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, Colégio Estadual Santa Felicidade e Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, que possibilitou traçar um panorama do eixo mídia-sala de aula. Entre várias conclusões, observou-se que a internet é a principal fonte de informação e pesquisa. Em seguida, por meio de uma atividade didática observou-se o comportamento dos alunos durante a realização da pesquisa na internet: notou-se a ausência de critérios na escolha dos sites de pesquisa e que seus conteúdos são sempre vistos como complementares. Finalmente, levando-se em consideração as conclusões obtidas nestas duas etapas, foram realizadas oficinas nas escolas, utilizando estratégias para o desenvolvimento da autonomia dos alunos na leitura crítica do conteúdo histórico produzido por diferentes mídias.